Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PM retira barraqueiros da área do sangradouro do Açude Caldeirão

Ação é medida de precaução por conta do nível das águas do açude, que transbordaram em alguns pontos com as fortes chuvas. PM reforça que não há risco de rompimento.

20/02/2019 09:14

A Polícia Militar de Piripiri, a 166 Km de Teresina, iniciou nesta terça-feira (19) a retirada de barraqueiros e ambulantes que se instalaram na área de sangradouro do Açude Caldeirão. A medida, segundo o Comando da cidade, é necessária devido à alta do nível das águas, o que levou o açude a sangrar, ou seja, a transbordar um pouco do excesso de água devido ao período chuvoso.

O comandante da PM de Piripiri, coronel Edvaldo Viana, explicou que alguns moradores acabaram confundindo a medida de contenção, que é feita todos os anos, com um possível vazamento do açude. “Não tem vazamento nenhum. O que acontece é que, com a sangria, a gente manda viaturas para lá para evitar que as pessoas instalem barracas na área de vazão da água, que sempre é acionada quando há excedente no açude. Como aquele perímetro todo está sob supervisão do Ministério Público e há obras sendo feitas, a gente impede as pessoas de ocuparem aquele local, para evitar alagamentos”, explicou o coronel.


O Açude Caldeirão, em Piripiri, está com excesso de água devido às fortes chuvas que caem na região - Foto: Governo do Estado do Piauí

Vale lembrar que ainda ontem, o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) e o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) garantiram que não existe qualquer risco de rompimento ou vazamento do Açude Caldeirão e nem de sua barragem. Acionados pelo Ministério Público, ainda no começo do mês, os órgãos iniciaram obras de reestruturação do reservatório, que está sendo monitorado, assim com todos os outros instalados no Piauí.

O relatório do MP apontou erosões e falhas na estrutura do Açude Caldeirão, além de algumas fissuras em sua superfície. Esses problemas teriam sido causados por conta da construção da rodovia PI-237, que teria dificultado a drenagem da água. Como medida emergencial, o DER começou a fazer uma operação tapa-buraco e planeja fazer o recapeamento da via quando o período chuvoso terminar.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: