Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos: Ator Sávio Barão morre aos 58 anos anos após choque elétrico

Sávio era um ativista cultural e atuou em vários filmes picoenses.

28/04/2021 09:02

O ator picoense Raimundo Sávio Matos Barão, 58 anos, conhecido como Sávio Barão, faleceu na noite desta terça-feira, 27. O artista veio a óbito após sofrer um choque elétrico em sua própria residência, localizada no bairro Pantanal.

Segundo o portal Folha Atual, Sávio Barão foi visto lavando o carro no final da tarde desta terça-feira, 27.Ele teria entrado para a residência e ao tocar em uma tomada sofreu o choque elétrico doméstico.


Picos: Ator Sávio Barão morre aos 58 anos anos após choque elétrico. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Barão foi encontrado por uma vizinha por volta de 22h, caído em casa. A vizinha acionou seu irmão, Gilson Barão, que mora na mesma rua e ao chegar ao local encontrou o irmão já sem vida

A Perícia foi acionada e confirmou o óbito. O corpo de Sávio Barão foi encaminhando a unidade do Intituto Médico Legal (IML), em Floriano, para ser periciado. O velório será realizado no PAF da Rua do Cruzeiro e o sepultamento no cemitério São Pedro de Alcântara.

Sávio, que deixa esposa e quatro filhos, era ativista cultural envolvido em várias iniciativas, com destaque para o Projeto Bar Cultural (PBC) que revelou muitos nomes do teatro picoense. Ainda na infância Sávio entrou para o escotismo, grupo de jovens da igreja católica e teatro.

Projeto Bar Cultural (PBC)

O Projeto Bar Cultural (PBC) foi fundado em 30 de outubro de 1996, por Sávio Barão, Heraldo Santos e Eliézio de Castro três jovens amantes da cultura. A carência de teatro na cidade de Picos o incomodavam, e em meio de conversas e desabafos, criaram o grupo.Vários atores e atrizes deixando sua marca registrada na historia do grupo. Em "Morte e Vida Severina", o grupo conseguiu prêmios em festivais não só do Piauí com também Pernambuco e Ceará.


(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Nos últimos anos Barão, se enveredou pelo cinema participando de várias produções cinematográficas ficando marcada sua atuação no filme ‘Senhora dos Remédios’, no qual interpretou o papel do escravo “Tição” responsável por transportar nas costas a imagem de Nossa Senhora dos Remédios da Bahia com destino a Picos.  

O grupo PBC também fez parte do longa-metragem do cineasta oeirense Flávio Guedes, "Uma mulher chamada esperança", que será lançado em breve. O elenco reúne atores e atrizes da região centro sul do Piauí como Picos, Oeiras, Paulistana, Simões, Vila Nova. O filme é protagonizado pela atriz Ruthe Barão e no elenco, o próprio Flávio Guedes, Sávio Barão, Deysiane Nunes, Davi Ângelo, Lameck Valentim, Arlete Sepúlvida, Durvalina Mendes, Heberty Soares, Regina Barão, Pedro Janderson, Josely Ecologista, Elton Arthur, Dan Tácito, dentre outros.

Amigos lamentam morte de Sávio Barão

A morte do ator Sávio Barão chocou os picoenses, amigos como o cantor Cirillo Vaz, lamentou a morte do artista e afiram que foi um prazer conhecer o estandarte do teatro "piauiense". 

O cineasta picoense, Dedé Rodrigues lembra que Sávio Barão atuou no seu filme "Iara: a mãe d' água" e diz que o "cinema e o teatro estão de luto"


A perda do artista, também foi sentida pela cantora piauiense Monise Borges, que diz que Barão era um "artista intenso, entregava tudo através da arte, aqui nos restam as lembranças e a administração"




Nota de pesar

A Prefeitura Municipal de Picos, emitiu uma nota lamentando a morte do Sávio Barão. O órgão afiram que "Picos perdeu um de seus grandes talentos de forma prematura"
 



Mais sobre: