Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauienses são vice-campões em Mundial Junior de Kitesurf

Piauienses são vice-campões em Mundial Junior de Kitesurf

12/07/2017 10:00

A jornada não foi fácil, mas a Ong Projeto Vivo tem muito a comemorar. Após três dias de competição, os piauienses Guigui Costa e Manoel Piçarrinha foram vice-campeões do Mundial Youth Cup de Kitesurf, realizado esta semana em Costa Brava, na Espanha. Os jovens atletas de Barra Grande-PI conquistaram um feito histórico para a modalidade no Piauí.

A quinta edição do mundial organizado pela WKL reuniu 72 atletas com faixa etária entre 8 e 18 anos. Na primeira fase, Guigui Costa e Luís Fernando caíram no heat ("baterias") com 4 atletas e avançaram na liderança pela categoria 12-14 anos. A estreia de Manoel Piçarrinha (15-16 anos) acabou sendo adiada para a manhã de terça-feira devido à falta de vento. Ele avançou em segundo lugar para a fase seguinte.

Na manhã de quarta-feira, Luís Fernando disputou as semifinais junto com Guigui Costa, mas apenas Guigui avançou. Na decisão do pódio, o piauiense encarou uma disputa acirrada contra cinco atletas. Ele chegou a liderar pelo número de pontos, mas uma queda na última manobra o fez terminar com o vice-campeonato. A diferença entre o primeiro e o segundo foi apenas de 0,47 pontos.

Manoel Piçarrinha encarou uma final acirrada e terminou com a medalha de prata na competição. A diferença de pontos com o líder também foi pequena. O terceiro representante, Luís Fernando, terminou em quinto lugar na prova.

Descobertos pelo projeto social Projeto Vivo, que alia esporte com educação no litoral do estado, o trio piauiense vem de uma crescente na temporada. Para eles não é fácil disputar competições internacionais como essa, já que o maior desafio é custear a viagem, o equipamento e a estadia. Com uma dose de vontade e esforço, o projeto fez campanhas de arrecadação de fundos para fazê-los competir o Mundial Junior de Kitesurf na França, em abril.

Apesar de não conquistarem o pódio, todos melhoraram de posição no ranking da prova. O bom resultado geral chamou a atenção da F-One Kites, que em junho auxiliou o grupo nos equipamentos e no camping de treinamento com Etienne Lothe. Agora, Guigui, Manoel e Luis retornam para Barra Grande com o melhor resultado na categoria de base.

Fonte: Pro Parnaíba
Mais sobre: