Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense ganha prata no Campeonato Mundial de Maratonas em Londres

Keyla Barros é atleta-guia e foca agora no Parapan-Americano e na Paraolimpíada de Berlim ou Buenos Aires.

30/04/2019 11:54

A piauiense Keyla Barros conseguiu conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial de Maratonas para o Comitê Paraolímpico e o Comitê Internacional. A competição aconteceu em Londres no último domingo (28) em Londres, onde Keyla atuou como atleta-guia. Ela é a única mulher desta categoria na seleção brasileira.

Mas mesmo tendo conseguido uma boa marca e conquistado a prata, a atleta não conseguiu pontuação suficiente para participar da Paraolimpíada de 2020 em Tokyo. “Essa é a prova mais importante do ano e graça a Deus a gente saiu com a prata. Apesar de tudo que aconteceu, o frio, o vento, o dia não estar favorável para gente fazer uma boa marca, nós conseguimos conquistar a medalha e vamos nos preparar para o índice do Parapan-Americano e o índice para a Paraolimpíada de Berlim ou Buenos Aires”, disse em conversa com o Portal O Dia.

Piauiense ganha prata no Campeonato Mundial de Maratonas em Londres. (Foto: Arquivo Pessoal)

Keyla Barros é atleta-guia desde janeiro do ano passado. Ela explica que optou por seguir esta carreira para poder se manter no esporte e também por questões financeiras. Keyla perdeu seu principal patrocínio em 2017 – a Caixa Econômica – e acredita que isso é um reflexo de como o Brasil não tem valorizado seus atletas. Apesar dos percalços, ela comemora a vitória em Londres e reconhece o esporte como uma ferramenta transformadora.

“Eu acredito muito no esporte em si e que ele é capaz de transformar as pessoas não só em campeãs, mas também em cidadãs. Falo isso com propriedade, porque eu sei de onde eu vim, sei onde estou e sei onde quero chegar”, finaliza.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Nathalia Amaral
Mais sobre: