Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense de atletismo une gerações e tem destaques no arremesso de peso

Marcos Vinicius voltou a competir no arremesso e lançamento depois de cinco anos parado

18/03/2019 07:12

Que o estado do Piauí é referência nas provas de velocidade não é novidade, mas nos últimos anos o estado também ganhou destaque nas provas de arremesso (de peso) e lançamento (disco/dardo/martelo). Neste sábado (16) aconteceu o Campeonato Piauiense de atletismo Adulto, Sub20 e Sub18, na pista de atletismo da UFPI e prova reuniu duas gerações. 

De um lado o garoto Luís Fábio, 18 anos, promessa na modalidade nas provas de arremesso e lançamento. Fabinho, como é chamado pelos colegas, saiu da pista do setor de esportes da UFPI campeão Estadual com a marca de 18m40 no arremesso de peso. Mas dessa vez ele teve como adversário Marcos Vinicius, 23 anos, que depois de cinco anos voltou a competir. 

“A sensação de voltar a competir foi muito boa, senti muita satisfação e era isso que eu esperava. Por alguns motivos eu tive que deixar o atletismo, pois antes não tinha tanto apoio como hoje. A motivação hoje é maior, pois antes não tinham tantos atletas com qualidade e isso fez com que eu não conseguisse evoluir tanto na época”, disse Marcos. 


Marcos Vinicius foi a referência no Estado nas provas de arremesso e lançamento - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Entre os 14 e 17 anos Marcos Vinicius foi a referência no estado nas provas de arremesso e lançamento. Ainda garoto chegou a conquistar medalha em campeonato Sul-Americano e agora voltou aos treinos sob o olhar do técnico Antônio Nilson. “Ele (Marcos) ficou parado cinco anos e retornou agora, mas é um atleta muito talentoso e está treinando apenas dois dias na semana, mas é um começo para que ele consiga fazer grandes marcas assim como nas categorias de base”, conta. 

Luís Fábio hoje é dono das melhores marcas do Estado, e busca índice para Pan e Sul-Americano esse ano. E nada melhor do que ter um concorrente forte dentro do Estado para se motivar. “Conversei pouco com ele, mas eu o admiro muito, pois meu treinador já falava dele para mim e estar competindo com ele é bacana. Sempre é bom ter um concorrente no mesmo nível, você tem aquela disputa por aumentar marcas sem perceber só querendo ganhar”, brinca Luís. 

Marcos Vinicius conseguiu arremessar 14m47cm e foi vice-campeão da prova. O titulo ficou com Luís Fábio que em três arremessos teve como melhor marca 18m40cm. A meta é chegar aos 18m50cm exigido para garantir vaga no Pan e Sul-Americano. 

Por: Pâmella Maranhão - Jornal O Dia
Mais sobre: