Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí ultrapassa 100 mil pessoas vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19

Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses

19/04/2021 15:44

O Piauí atingiu, nesta segunda-feira (19), a marca de 112.876 pessoas vacinadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19, de acordo com dados do Vacinômentro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Ao todo, o Estado aplicou o imunizante em 475.921 pessoas – sendo 363.045 com a primeira dose.

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, alertou a população para a importância de os grupos voltarem para tomar a segunda dose dos imunizantes.

Foto: Reprodução/Sesapi

“Queremos fazer um alerta aos grupos, que já estão na etapa de segunda dose. O esquema vacinal contra a Covid-19, só fecha se todas as pessoas tiverem recebidos a primeira e a segunda dose”.

Conforme a Sesapi, para realizar a dose de reforço, a população deve ficar atenta à data que está no seu cartão de vacina e ao calendário de sua cidade. “No momento da aplicação da primeira dose, os técnicos já escrevem no cartão de vacina a data do retorno, para a segunda aplicação, porém algumas cidades podem antecipar seu calendário, então pedimos atenção para as datas divulgada por cada município”, lembra Cristiane Moura Fé.

Entre os imunizantes disponíveis no Piauí, o intervalo entre as vacinas deve ser de 14 a 28 dias para a Coronavac e de três meses para a da AstraZeneca. “É importante buscar a segunda dose porque a eficácia prometida foi determinada a partir de estudos que os testaram fazendo duas aplicações”, reforça.

Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Até por isso, esse indivíduo não contribui tanto para o controle da circulação do tanto para o controle da circulação do Sars-CoV-2.

“A aplicação parcial pode favorecer versões mais resistentes do coronavírus, por isso devemos procurar os postos de vacinação, assim que chegar o tempo de cada grupo”, enfatiza Cristiane Moura Fé.

Mais sobre: