Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí teve média de 106 pedidos de seguro-desemprego por dia em setembro

Apesar de alto, este é o menor patamar de pedido de seguros feitos desde abril, quando a crise da covid-19 se acentuou no país.

15/10/2020 10:57

Pelo menos 106 piauiense entraram com pedidos de seguro-desemprego a cada 24 horas durante o último mês de setembro. É isso o que aponta o levantamento mais recente divulgado pela Secretaria Especial do Trabalho e Emprego do Brasil. Ao longo do mês passado, foram feitos 3.190 pedidos de seguro-desemprego no Piauí e, embora o número seja considerado alto, representa uma queda de 1,2% em relação a agosto e de 21% em relação a julho.

Leia também: Trabalhador demitido durante pandemia pode sacar seguro-desemprego 

De janeiro a setembro de 2020 já foram contabilizados em todo o Brasil mais de 5,4 milhões de solicitações seguro-desemprego nas mais diversas áreas. O número representa aumento de 5,7% em relação ao acumulado no mesmo período de 2019. A pandemia do novo coronavírus é considerada a principal causa para este acréscimo. Aqui no Piauí, o cenário seguiu a mesma tendência. 

De abril, quando a crise sanitária se agravou no país, até 30 de setembro, o Piauí acumulou um total de 28.145 pedidos de seguro desempregos feitos junto à Superintendência Regional do Trabalho. O mês de maio sozinho corresponde a 25% do total de solicitações feitas no período, tendo somando 7.071 pedidos. É o mês mais crítico no que diz respeito ao desemprego e desocupação no Piauí ao longo da pandemia.


Foto: O Dia

Desde então, as solicitações de seguro-desemprego no Estado vêm apresentando uma leve queda mês a mês, caindo para 5.305 em junho; 4.088 em julho; 2.323 em agosto até chegar às 3.190 contabilizadas em setembro. O balanço do último mês, por apresentar o menor quantitativo nos últimos seis meses, indica uma leve recuperação da economia. Vale lembrar que a reabertura das atividades iniciada em agosto contribuiu para que o país como um todo tivesse um saldo positivo na geração de empregos depois de quatro meses de crescimento negativo.

No Piauí, por exemplo, agosto foi fechado com um saldo positivo na geração de empregos, tendo gerado naquele mês 2.089 novas vagas formais no mercado de trabalho. Foram 4.635 demissões, mas 6.724 contratações. Uma média de 216 admissões por dia.

Atendimento

Para aqueles que precisam atendimento junto à Superintendência Regional do Trabalho do Piauí, o órgão disponibilizou canais adicionais de contato remoto. Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, o trabalhador pode acionar as superintendências por meio de formulário online ou ainda pelo telefone (86)3222-6401.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: