Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí terá ensino superior em todos os municípios em 2018

UAPI atua na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação

07/02/2018 09:03

O governador Wellington Dias divulgou, na segunda-feira (5), uma ótima notícia para a Educação piauiense. Segundo o chefe do executivo estadual, o Piauí será o primeiro Estado brasileiro a ter, em todos os seus municípios, ensino técnico e superior.

Wellington Dias afirma que 100% dos municípios piauienses estão com ensino técnico, o que caracterizou como feito histórico. "O ensino superior já chegou a 162 municípios e, em junho, vamos realizar vestibular e teremos 224 cidades com ensino superior", relatou.

O superintendente de ensino superior da Seduc, Ellen Gera, revela que esse é um projeto que vem sendo bastante trabalhado. "Estamos construindo toda sua sistemática e verificando toda a parte de infraestrutura, para que possamos levar os cursos da Universidade Aberta do Piauí cada município do Piauí. Ano passado, 60 municípios que não possuíam nenhum curso superior passaram a ter o curso da UAPI", afirma.

A secretária da Educação, Rejane Dias, revela que foram criados 60 polos de educação superior em 2017, com a universalização sendo uma realidade. "Já temos cerca de 75% dos nossos municípios com educação superior e é um sonho nosso e do governador Wellington Dias, que todos os municípios piauienses ofertem o ciclo escolar completo, com educação básica, ensino técnico e superior mais próximo de sua população.  Esse sonho deve se concretizar em 2018", conclui a gestora. 

Universidade Aberta do Piauí
A Universidade Aberta do Piauí (UAPI), criada através de decreto n 16.933 de 16 de dezembro de 2016, é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.

A UAPI atua na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação.

A instituição está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB) e possui autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) para funcionamento dos polos. A Capes também faz o controle acadêmico dos alunos matriculados na UAPI.

Fonte: Ascom
Mais sobre: