Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem redução de 73% dos casos de dengue em relação a 2019

Os casos de dengue apresentaram uma redução de 73% nos registros, enquanto que zika e chikungunya tiveram reduções respectivas de mais de 70% e 81%.

24/08/2020 14:01

Segundo dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí tem alcançado uma redução dos casos de dengue, zika e chikungunya em relação ao mesmo período de 2019. Os casos de dengue apresentaram uma redução de 73% nos registros, enquanto que zika e chikungunya tiveram reduções respectivas de mais de 70% e 81%.


Leia também:

Foto: Arquivo O Dia

Segundo o técnico de Vigilância em Saúde da Sesapi, Ocimar Alencar, o Piauí não apresenta nenhum município em situação de risco de surto para qualquer uma das doenças.

“O estado realiza quatro pesquisas entomológicas durante o ano. Em 2020, apenas a primeira etapa pôde ser realizada devido à pandemia. Ela corresponde ao mês de janeiro, quando o Piauí possuía 8 municípios com risco para surtos de arboviroses. No entanto, mesmo sem as demais etapas, nossos números atuais apontam que nenhum município do Piauí apresenta esse risco atualmente”, explica Ocimar.

A Sesapi, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental, monitora diariamente a situação do estado e traça estratégias de ação de acordo com a realidade de cada região. Atualmente, o estado apresenta uma situação tranquila em todo o seu território.

“Estamos monitorando e queremos garantir que essa realidade positiva continue. Pedimos que a população também continue se cuidando e seguindo as orientações, para garantirmos que esses números não mudem”, completa Ocimar Alencar.

Por: Nathalia Amaral, com informações da Sesapi.
Mais sobre: