Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí tem medidas restritivas prorrogadas por mais uma semana

O governador comunicou ainda que analisa a possibilidade de antecipar mais um feriado para a próxima sexta-feira, 9 de abril

04/04/2021 08:37

As medidas de restrições contra o novo coronavírus do Piauí foram prorrogadas e seguem valendo até o dia 11 de abril em todos os municípios, anunciou o governador Wellington Dias após reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado na noite desse sábado (3).

“Concluímos agora a reunião do COE Ampliado e resolvemos adotar medidas com base no que foi a semana anterior”, disse. O chefe do Executivo estadual comunicou ainda analisa a possibilidade de antecipar mais um feriado para a próxima sexta-feira, 9 de abril, para reforçar o isolamento social.

“Não temos mais o artifício dos feriados, exceto um feriado que a gente deve adotar, sendo possível, para a próxima sexta-feira, onde a gente tem os horários determinados de funcionamento de restrições”, explicou Wellington Dias.

Com a prorrogação dos decretos, continua valendo as proibições de aglomerações; toque de recolher diariamente de 21h às 5h; funcionamento do comércio até às 17h, dos shoppings de 12h às 20h, de bares e restaurantes até às 20h. Por outro lado, o transporte intermunicipal foi autorizado a circular, o que ficou proibido durante a Semana Santa.

Queda de transmissibilidade

Os números apresentados pelos membros do COE ao governador apontam que a “pausa sanitária” adotada pelo governo possibilitou queda na taxa de transmissibilidade do novo coronavírus. Já é possível perceber a redução da demanda em leitos clínicos da rede hospitalar.

Contudo, o estado segue com fila de espera para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Temos sinais de redução em leitos clínicos, mas ainda com fila leitos de UTI. Por isso, é cada um fazer a sua parte e salvar vidar”, disse Wellington Dias.

“O que peço aqui para que as pessoas possam em cada município ajudar as equipes da Atenção Básica, da vacinação, para que possamos evitar a transmissibilidade, o adoecimento e a gente sair desse colapso”, pediu o governador.  

Mais sobre: