Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí registra 17 casos de crianças com síndrome associada à Covid; duas morreram

A síndrome acomete crianças e adolescentes com idades entre 0 e 19 anos. Sintomas são semelhantes aos da Covid-19.

13/01/2021 11:31

De março a dezembro de 2020, 17 novos casos de crianças diagnosticadas com Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) foram confirmados no Piauí. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), duas crianças já vieram a óbito em decorrência da doença. A síndrome acomete crianças e adolescentes com idades entre 0 e 19 anos.


Leia também: Prefeitura de Picos suspende festas de carnaval e São João 


A coordenadora estadual de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, faz um alerta aos pais e profissionais de saúde para a apresentação dos sintomas, que são semelhantes aos identificados em pacientes com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Foto: Reprodução/Fotos Públicas

Com o aumento do número de casos, a Sesapi chama atenção também para os ricos de contágio de crianças, que pode se dar não apenas pela Covid, mas também pela nova síndrome, que é considerada rara.

“Essas crianças chegam aos hospitais com suspeita de Covid-19, seja pelos sintomas ou por terem mantido contato com pessoas diagnosticas com Covid. Ao chegar ao hospital, fazemos o exame PCR, que é o padrão ouro para o novo coronavírus, mas em muitos casos dá negativo. Essa é uma chamada de atenção porque estamos convivendo com essa síndrome, para que a gente não esqueça que as crianças também podem ter Covid ou a Simp”, afirma.

Entre os principais sintomas da SIM-P estão: febre duradoura, conjuntivite, manchas pelo corpo, dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos e problemas respiratórios. Dos 17 casos confirmados, 11 eram de crianças do Piauí e seis casos foram importados do Maranhão. As faixas etárias mais acometidas pela doença foram de crianças de 0 a 5 anos de idade (cinco casos) e entre os 10 e os 14 anos (cinco casos).

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: