Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí recebe prêmio nacional por enfrentamento à violência contra a mulher

Núcleo de Feminicídio, Plantão de Gênero, Boa Noite Cinderela e o aplicativo Vazow foram ações consideradas pelos técnicos como positivas

06/03/2017 10:44

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí foi premiado com o Selo de Práticas Inovadoras 2017. O prêmio é realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e reconhece projetos desenvolvidos pelas instituições com potencial de transformarem cenários de vulnerabilidade à violência.

“Inicialmente, ficamos entre os 11 melhores projetos desenvolvidos no país e agora recebemos a grata notícia que o nosso projeto figura como uma das três principais estratégias práticas inovadoras de enfrentamento a violência contra a mulher”, disse a diretora de gestão interna da SSP e idealizadora do Núcleo, delegada Eugênia Villa. O Piauí divide o prêmio com projetos da Polícia Militar da Bahia e Polícia Civil do Mato Grosso.

Antes de divulgarem os vencedores, técnicos do Fórum vieram ao Piauí conhecer as ações realizadas no Piauí para o enfrentamento da violência contra a mulher como a criação do Núcleo de Feminicídio, Plantão de Gênero, Boa Noite Cinderela e o aplicativo Vazow. “Mostramos todas as nossas ações que possibilitaram as mudanças nas estatísticas criminais que nos ajudou a ver os fenômenos que envolvem a violência contra a mulher”, destacou a delegada Eugênia Villa.

A cerimônia de premiação acontece no dia 8 de março, em São Paulo. Além do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência do Gênero, outras experiências como Rondas para homens da Bahia e Rede de Enfrentamento à violência doméstica contra mulher do Mato Grosso também serão premiados. O Selo também dará origem a uma Casoteca Digital, uma coleção online de casos de sucesso, visando promover o conhecimento e a multiplicação das boas práticas desenvolvidas em território nacional.

Fonte: SSP/PI
Mais sobre: