Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí recebe 50 monitores e 20 ventiladores do projeto Todos pela Saúde

O estado também foi contemplado com equipamentos de proteção individual que irão ser utilizados pelos profissionais de saúde

04/09/2020 16:58

O Piauí foi contemplado com 50 monitores multiparâmetro de última geração, e 20 ventiladores através do projeto Todos pela Saúde. Além dos equipamentos que permitem a montagem de mais leitos com ventiladores, o estado também recebeu equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados para os profissionais da rede que estão atuando diretamente no enfrentamento a Covid-19. O estado já havia recebido 08 monitores e 09 ventiladores através do projeto.

Foto: Divulgação/Sesapi

O Projeto Todos pela Saúde é uma iniciativa do Banco Itaú, coordenado pela Fundação Itaú e gerenciado pelo Hospital Sírio Libanês que traz um valor de investimento de R$ 1.000.000.000,00 para todo o território brasileiro no enfrentamento a pandemia de Covid-19. Os recursos do projeto são geridos por especialistas do setor, buscando apoiar a saúde pública.

O estado também recebeu 548.000 aventais; 6.800 óculos de proteção; 5.725 protetores faciais; 59.500 pares de luvas; 183.000 toucas; 50.000 máscaras cirúrgicas e 123.100 Máscaras N-95.

Foto: Divulgação/Sesapi

Além dos equipamentos distribuídos, um dos papéis do projeto também é a implantação dos gabinetes de crise nos hospitais da rede de saúde piauiense para o enfrentamento da Covid-19. O Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, explica que os gabinetes de crise auxiliam na gestão dos leitos e respostas ao funcionamento dos hospitais na questão do enfrentamento a pandemia.

“Esses gabinetes nos trazem uma maior propriedade de gerenciamento dos leitos clínicos, bem como o Hospital Sírio Libanês promover a expertise de gerenciamento para os nossos hospitais, tendo um menor custo de gerenciamento e maior rapidez na resolução de questões que venham a surgir na unidade e no tratamento dos pacientes”, explica o superintendente.

A distribuição dos novos equipamentos será baseada na complexidade das Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais, sendo aquelas com maior complexidade as prioritárias para receber esse equipamentos. As unidades regionais  receberão os equipamentos  também.

“Estes são equipamentos de ponta que irão melhorar o conceito das nossas UTIs por todo o estado”, conclui Alderico Tavares. A Segunda etapa do projeto irá priorizar a questão da gestão e capacitação na rede.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: