Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí quer licenciamento ambiental mais simples e ágil para atrair novos investimentos

Em entrevista ao programa O Dia News, Sádia Castro, titular da Semar, mudanças que estão sendo implantadas na pasta através de um programa de modernização

12/05/2021 14:24

A Secretaria de Estadual Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) está implantando um programa de modernização dos seus processos administrativos. Em entrevista ao programa O Dia News desta quarta-feira (121), Sádia Castro, titular da pasta, explicou que o objetivo do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) é tornar o Piauí mais eficiente na emissão de licenças ambientais para conseguir atrair a instalação de novos empreendimentos no estado.

“Quem oferece um licenciamento ágil, transparente e objetivo, consegue atrair investimentos”, disse a gestora. Ela ainda explicou que, apesar de determinadas etapas deste tipo de procedimento necessitarem da fiscalização in loco, a nova ferramenta deve permitir mais rapidez aos processos burocráticos, reduzindo o tempo de análises aos pedidos de licença para as 333 atividades passíveis de licenciamento previstas no regramento estadual.

Sádia Castro (Foto: Elias Fontenele/ODIA)

“Muitas coisas que antes levavam cerca de 30 ou até mesmo 60 dias, agora poderão ser feitas em meia hora. O mais importante disso é que, além de ser possível dar a entrada em documentos, o solicitante poderá fazer o acompanhamento do seu processo 24 horas por dia, tudo online e virtual, a qualquer momento e de qualquer lugar do planeta”, enfatizou Castro sobre o sistema desenvolvido e implementado pelos próprios técnicos da Semar.

O conjunto de iniciativas, que ainda prevê a atualização de fluxos e procedimentos com mudanças no protocolo e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), além de um novo site oficial onde será disponibiliza formulários e ferramentas de transparência conectado ao Siga, foi apresentado ao governador Wellington Dias (PT) na última terça-feira (11), durante uma pequena solenidade realizada no Palácio de Karnak.

Na ocasião, o petista destacou a importância das medidas para o desenvolvimento sustentável do estado. “A nossa geração precisa agir de forma que cada empreendimento que fazemos não tenha um efeito que ameace a saúde, a natureza e a vida. Por isso, caminhamos em uma linha para usar a tecnologia, que proporciona mais eficiência, modernidade e melhor atendimento, com segurança e responsabilidade com o ambiente”, pontuou.

Mais sobre: