Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: PF deflagra Operação Ratio para investigar lavagem de dinheiro e fraudes em licitações na Pandemia

Operação investiga esquema ilegais em licitações e desvio de recursos públicos.

24/05/2023 às 08h28

27/09/2023 às 13h30

A Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Ratio na manhã dessa quarta-feira (24). O objetivo é investigar esquema de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio relacionado a empresas que, supostamente, estão envolvidas em fraudes em licitações, corrupção de servidores e desvio de recursos públicos.

Polícia Federal e CGU. - (Divulgação / PF) Divulgação / PF
Polícia Federal e CGU.

As investigações apontaram para a movimentação suspeita de cerca de R$ 1.600.000 sem justificativa aparente, decorrentes de licitações e contratações envolvendo o poder público e recursos destinados à pandemia do coronavírus em 2020. Fato relevante a ser mencionado é que os principais sócios das empresas citadas seriam intermediários, inclusive beneficiárias de programas assistenciais do Governo Federal.

A operação mobilizou 30 Policiais Federais e Auditores da CGU no estado do Piauí para o cumprimento de sete mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina/PI, sendo todas as ordens judiciais cumpridas na capital.

Operação da PF em Teresina. - (Divulgação / PF) Divulgação / PF
Operação da PF em Teresina.

A PF não divulgou os nomes das empresas e dos donos envolvidos no suposto esquema. Os investigados poderão responder pelo crime de lavagem de bens e valores, associação criminosa e as demais infrações antecedentes identificadas durante a investigação.

Confira o vídeo:

Carregando publicação do Instagram... Clique para ver a publicação
Mais sobre: