Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí investiu R$ 6 mi na aquisição de produtos da agricultura familiar

Entre o final deste ano e início de 2019, SDR vai entregar cerca de 60 caminhões e outros equipamentos para estimular a agricultura familiar nos municípios piauienses.

11/12/2018 14:24

A Secretaria de Desenvolvimento Rural deve entregar, até o início do próximo ano, cerca de 60 caminhões a municípios piauenses para estimular o trabalho dos pequenos agricultores no estado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além dos veículos, a SDR também entrega kits com balança, computadores, impressoras e outros equipamentos para dar suporte à comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Durante a Expoapi, foram entregues 20 caminhões, e outros 20 devem ser entregues ainda este ano, ficando o restante para 2019.


Patrícia Vasconcelos, secretária de Desenvolvimento Rural do Piauí (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Os veículos foram adquiridos por meio de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

A secretária de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, afirma que a agricultura familiar tem sido um dos carros-chefes da pasta.

Ela destaca a importância da ampliação do acesso ao crédito fundiário e do Programa de Aquisição de Alimentos, por meio do qual o estado investiu aproximadamente R$ 6 milhões na agricultura familiar só em 2018.

Segundo Patrícia, o Piauí tem conseguido expandir a produção de grãos em larga escala sem ter que deixar de lado os pequenos agricultores. 

"A cada ano, o estado do Piauí vem se consolidando como um grande produtor de grãos, e, paralelamente, temos conseguido desenvolver a agricultura familiar, por meio da qual nós conseguimos colocar aqueles alimentos mais saudáveis na mesa dos piauienses e dos brasileiros. Temos, por exemplo, o programa 'Compra Direta', por meio do qual adquirimos essa produção [dos pequenos agricultores] e fazemos a doação para entidades. Além disso, há também a aquisição da alimentação escolar, que o estado realiza, juntamente com as prefeituras e algumas instituições. Todos esses são canais importantes para a comercialização da agricultura familiar, que, muitas vezes, é o grande desafio da atividade", conclui Patrícia Vasconcelos. 

Por: Cícero Portela
Mais sobre: