Piauí identifica foco de peste suína no município de Lagoa de São Francisco

As suspeitas foram confirmados através de exames do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Pedro Leopoldo (LFDA/MG)

09/06/2021 11:19h

Compartilhar no

Um foco de peste suína foi localizado em animais de uma propriedade do município de Lagoa de São Francisco, no Norte do Piauí, comunicou a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI). A identificação ocorreu após o produtor alertar para sintomas da doença em suínos, o que foi confirmado através de exames do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Pedro Leopoldo (LFDA/MG).

Segundo a ADAPI, dois animais morreram na propriedade no mês de maio e o produtor relatou o caso ao órgão. Em inspeção no local, os técnicos encontraram outros três suínos com sinais de emagrecimento e andar cambaleantes, que são sintomas da peste. 

Foto: Arquivo / O Dia

“O produtor relatou a morte de dois suínos no início do mês de maio, que apresentaram emagrecimento e andar cambaleante. Durante inspeção do SVE, foram identificados três leitões com hipertermia, anorexia, emagrecimento e andar cambaleantes”, disse a diretora da ADAPI, Alexsandra Carvalho

Ela esclareceu que o foco foi eliminado com a interdição da propriedade, eliminação e destruição dos suínos da propriedade, desinfecção das instalações “O foco já foi saneado. Trata-se de uma propriedade com criação de subsistência. A ADAPI continua mantendo vigilância na região para identificação de possíveis vínculos ou casos suspeitos”, afirmou. 

A ADAPI explicou que realiza, de maneira periódica, campanhas de vacinação com o objetivo de esclarecer, principalmente os criadores, a importância de imunizar os animais. O proprietário receberá indenização pelo sacrifício dos animais.

Compartilhar no

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário