Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí está proibido de comprar porcos do Ceará por conta de peste suína

A proibição foi confirmada pela Adapi, a adoção da medida tem como objetivo evitar que o rebanho piauiense se infeste com a doença.

17/10/2018 12:03

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) proibiu a importação de suínos vivos ou de carne suína do Estado do Ceará. A medida ocorre após uma infestação de peste suína clássica no estado vizinho, o que ocasiona riscos para a saúde do rebanho piauiense. A infestação foi confirmada pelo Laboratório Nacional Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

A peste foi confirmada no município de Forquilha (CE), em propriedade de criação familiar de subsistência, sem vínculos com estabelecimentos comerciais ou de reprodução de suínos. Segundo o Mapa, estão sendo adotados os procedimentos para eliminação do foco, com sacrifício e destruição dos suínos. 

A adoção da medida no Piauí tem como objetivo evitar que o rebanho piauiense se infeste com a doença. “Essa medida foi tomada por precaução, isso é para prevenir que essa doença se espalhe e afete o Piauí e outros estados próximos”, confirma Thais Santos, coordenadora do Programa de Sanidade Suídea da Adapi. 

Foto: reprodução/Fotos Públicas

De acordo com o Mapa, o Piauí não faz parte da zona livre da doença, no entanto não há casos de infestação no Estado. A coordenadora da Adapi comenta que atualmente só há foco de infestação no Ceará. “Somente no Ceará está confirmado o foco de peste suína clássica. Anterior a esse foco, só foi confirmada a doença no Rio Grande do Norte, Amapá e Pará em 2009. Desde então, o Brasil estava sem infestação pela peste”, comenta Thais Santos. 

Thais comenta ainda que a doença não traz riscos para a saúde humana. “A peste não é uma zoonose, sendo assim, ela não apresenta riscos para o humano. O risco dela é relacionado à área socioeconômica, ao bem-estar animal e meio ambiente. O risco maior é justamente para quem cria porcos”. explica. No entanto, ela alerta que apesar de não existir riscos para o homem, é recomendável que o consumidor sempre verifique a procedência da carne que está comprando e se ela já foi inspecionada. 

A peste suína clássica (PSC), também conhecida como cólera suína, é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens. Ela se caracteriza principalmente por febre alta no animal, lesões vermelhas a pele, principalmente nas extremidades e alta mortalidade e retardamento no crescimento. 

A recomendação da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) é de que o suinocultor sempre se certifique de que os animais adquiridos sempre sejam de rebanhos saudáveis, em caso de suspeitas, não se deve adquirir o animal. Sempre transitar com os animais acompanhado da guia de trânsito animal, manter o cadastro atualizado junto a Adapi, não alimentar os suínos com restos de alimentos, e se for observado qualquer sintoma da doença comunicar a Adapi.

Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: