Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: em 48 horas, duas pessoas morreram após descarga elétrica devido a raios

A recomendação é evitar espaços abertos e desconectar aparelhos eletroeletrônicos da tomada durante o temporal

27/01/2021 10:21

No Piauí, em apenas 48 horas, duas pessoas morreram em decorrência de descarga elétrica por raios. As mortes aconteceram nos municípios de Piracuruca, a 210 km de Teresina, e em União, a 55 km da Capital. Nos dois casos, estava chovendo na região no momento do ocorrido. 

O primeiro caso foi registrado no dia 24 de janeiro de 2021, quando um jovem de apenas 24 anos, identificado como Mário Alves Magalhães Filho, utilizava o celular conectado ao carregador e sofreu uma descarga elétrica. A morte do jovem ocorreu por volta das 20 horas, momento em que chovia na cidade.

A segunda morte foi na tarde desta terça-feira (26), na localidade Baixa Grande, zona rural de União. Um homem identificado apenas por Francisco das Chagas, de 40 anos, estava na janela de sua residência observando a chuva quando foi atingido por um raio. A esposa do homem, que estava ao seu lado, foi arremessada ao chão devido à descarga elétrica.

(Foto: Arquivo/ODIA)

O climatologista Werton Costa orienta que, quando estiver chovendo, as pessoas devem evitar mexer em aparelhos eletroeletrônicos ou ficarem em áreas abertas. De acordo com o especialista, devemos considerar a chuva sempre como uma condição adversa, ou seja, que afeta a mobilidade urbana e a vida da população em geral. 

E, quando essa chuva apresenta descarga elétrica, ela torna-se um risco ainda maior ao apresentar um comportamento variado O climatologista explica que existem três tipos de comportamento das descargas elétricas. “Existe a descarga intranuvem, quando o raio sai de uma nuvem para outra, mas ela não vem para o solo. A mais comum é a nuvem/ solo, ou seja,  o raio sai do interior da nuvem para a superfície (solo) e existe a descarga mais rara, que é solo/nuvem, que provavelmente tinha sido a que provocou danos a muitos equipamentos durante a virada do ano”, conta.

No caso registrado em União, o tipo de comportamento foi de nuvem/solo, ou seja, a descarga buscou o ponto mais alto da superfície. Em momento de chuva, as pessoas devem evitar espaços abertos, como campos de futebol, praias, clubes e parques. Mesmo em casa, deve-se evitar ficar próximo a janelas ou menos em varandas ou terraços.

“A descarga nuvem/solo vai procurar o ponto mais alto da superfície, esse ponto pode ser uma torre de energia ou celular, mas em alguns lugares, especialmente espaços abertos, quando não tem uma torre, pode acabar sendo uma pessoa em pé. Essas descargas elétricas estão associadas ao deslocamento de nuvens altas, e constituem riscos, principalmente para seres humanos, além de animais que estão no pasto”, orienta Werton Costa.

Com relação aos equipamentos eletroeletrônicos, o climatologista é enfático ao dizer que deve-se evitar o uso e manuseio desses aparelhos durante tempestades. “A utilização de equipamentos elétricos e eletrônicos, se estiverem ligados à rede elétrica no momento do temporal, pode ser objeto de uma descarga elétrica, e provocar um dano. A dica é desconectar todos os aparelhos e evitar o uso durante a chuva. Quando está chovendo, a possibilidade de oscilação na qualidade da energia fornecida é muito grande. Existe descarga elétrica, a rede sofre ação de ventos, então ocorre uma variação na tensão elétrica”, destaca o especialista.

Mais sobre: