Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é o segundo que mais vacina contra covid no Brasil, diz Ministério da Saúde

Já são 239.719 piauienses vacinados com a primeira dose e 49.885 vacinados com a segunda. Estado já recebeu mais de 460 mil doses da vacina.

31/03/2021 10:58

O Piauí é o segundo estado brasileiro que mais vacinou contra a covid-19 ao longo da última semana. É o que aponta o levantamento do Ministério da Saúde divulgado na última segunda-feira (29). Com 461.980 doses de vacinas contra a covid-19 recebidas desde o início de sua campanha, o estado já imunizou 239.719 pessoas com a primeira dose e mais 49.885 com a segunda dose até esta quarta-feira (31). 


Leia também: Covid-19: Idosos de 81 a 84 anos devem tomar segunda dose da vacina nos dias 30 e 31


De acordo com o vacinômetro estadual, a cobertura vacinal do Piauí está em 4,89%. Por dia, na última semana, foram aplicadas em média 13.992 doses. A média durante todo o período vacinal é de pelo menos 4.245 pessoas imunizadas a cada 24 horas. A parcela da população que mais se vacinou até o presente momento dentro dos grupos prioritários é a dos trabalhadores da saúde: 68.155 já receberam a primeira dose e 35.930 já receberam a segunda dose.


Foto: Agência Brasil

No ranking do Ministério da Saúde, o Piauí ficou atrás apenas do Estado do Pará na velocidade de vacinação nos últimos sete dias. Só na última semana o total de imunizados no estado saiu de 133.814 para 217.989. O aumento foi de 63%. O superintende de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, destaca a importância de se acelerar a vacinação. “Pedimos aos nossos gestores municipais que vacinem sua população e realizem o cadastro nos sistemas do Ministério da Saúde e da Sesapi, possibilitando mais transparência nas ações”.

O Estado repassará aos municípios um reforço financeiro de R$ 2 milhões que vai possibilitar melhorias na infraestrutura de internet, suporte técnico e outras demandas que necessitam para que o cadastro de informações possa ser feito com transparência e celeridade. É importante lembrar que o recebimento de novas doses pelo Governo Federal depende também da quantidade de doses aplicadas e informadas junto aos órgãos competentes.


Leia também: Piauí vai iniciar vacinação para idosos de 65 a 69 anos; entenda


Piauí ainda levará seis anos para imunizar completamente toda sua população

Mesmo com essa aceleração na vacinação ao longo dos últimos dias, o que chama a atenção é que a quantidade de pessoas vacinadas com a segunda dose contra a covid-19 no Piauí ainda é pequena se comparada com a quantidade que recebeu a primeira dose. É sabido que a imunização total contra o coronavírus só acontece depois que se toma as duas doses da vacina. 


Foto: Jailson Soares/O Dia

De acordo com o monitoramento da Fiocruz, o Piauí imunizou totalmente contra a covid apenas 2,07% de sua população. Esse percentual equivale às mais de 49 mil pessoas que receberam, além da primeira, a segunda dose dos imunizantes. Se continuar nesta velocidade de vacinação com a segunda dose, o Piauí levará 2.323 dias para vacinar efetivamente toda sua população. Significa dizer o estado só conseguirá imunizar todos os seus habitantes maiores de 18 anos em seis anos e três meses.

Quando se observa a aplicação da primeira dose, esse tempo cai, considerando que quase 240 mil pessoas já receberam a primeira vacina. Se continuar nesta velocidade de imunização com a primeira dose, o Piauí, segundo a Fiocruz, levará em média 691 dias para a imunização total, ou seja, um ano e oito meses.

Mais sobre: