Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí é o quarto estado com mais mulheres assassinadas na pandemia

Segundo o Instituto Azmina, a taxa de feminicídio entre março e agosto foi de 0,87 por 100 mil mulheres.

09/10/2020 17:41

Segundo o levantamento “Um vírus e duas guerras” sobre a violência doméstica durante a pandemia da Covid-19, divulgado pelo Instituto AzMina, em parceria com outras mídias independentes, nesta sexta-feira (09), o Piauí ocupa o quarto lugar no ranking em que mais mulheres foram assassinadas, proporcionalmente, desde o início da pandemia.

Foto: O Dia

De acordo com os dados, a taxa de feminicídio entre março e agosto foi de 0,87 por 100 mil mulheres. O estado só fica atrás de Mato Grosso (1,72), Acre (1,32) e Mato Grosso do Sul (1,16). A menor taxa é a do Tocantins, com 0,13 por 100 mil mulheres. A média nacional é de 0,56 para cada 100 mil mulheres.

Outro dado alarmante divulgado pelo levantamento, aponta que uma mulher é morta a cada 9 horas desde o início da pandemia. Nos primeiros seis meses, desde o início da pandemia da Covid-19, em março, três mulheres foram mortas a cada dia, em crimes motivados pela condição de gênero, que caracteriza feminicídio. São Paulo (79), Minas Gerais (64) e Bahia (49) foram os estados que registraram maior número absoluto de casos no período. 

No total, os estados que fazem parte do levantamento registraram redução de 6% no número de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. “Isoladas dentro de suas casas, as mulheres continuam ou estão ainda mais expostas à violência. Apesar dos dados oficiais indicarem queda no número de casos, muitos especialistas alertam para a subnotificação, que, estima-se, seja ainda maior em meio à pandemia, pela dificuldade de comunicação. Além disto, em alguns casos é difícil obter os dados de órgãos oficiais”, comenta Helena Bertho, diretora do Instituto AzMina. Dos 26 estados, sete não responderam ao pedido de informação.

O levantamento “Um vírus e duas guerras” sobre a violência doméstica durante a pandemia da Covid-19 é resultado de uma parceria do instituto AzMina com as mídias independentes: Amazônia Real, Agência Eco Nordeste, #Colabora, Portal Catarinas, Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo.  As unidades da federação que fazem parte da amostra concentram 94% da população feminina do País.

Do total, 11 estados e o Distrito Federal tiveram redução no número de mortes, tendo o DF registrado a maior queda percentual (56%). Em números absolutos, Rio Grande do Sul e DF registraram a maior redução nos casos de feminicídio, com respectivamente 18 e 10 mortes a menos do que em 2019. Na outra ponta, Pará e o Mato Grosso foram responsáveis pelo maior aumento, com 15 crimes a mais no PA e 10 no MT.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: