Piauí é o estado mais quente do Brasil

E Bom Jesus, no Sul do Estado, é o município onde mais fez calor no verão

02/04/2013 19:07h

Compartilhar no

Quando um piauiense comenta "Hoje tá quente!", não é falta de assunto - nem apenas senso comum. O que homens e mulheres sentem na pele foi comprovado por um estudo: no verão, o Piauí foi o mais quente de todos os estados brasileiros.

O chamado "Mapa do calor" foi elaborado pelo jornal carioca O Globo a partir de dados cedidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O levantamento utiliza como base as temperaturas aferidas diariamente pelo instituto em três horários - às 9h, 15h e 21h - em suas 765 estações em atividade no país.

Como o verão teve, oficialmente, 90 dias, o ranking trabalhou com 270 valores. O Piauí foi o mais quente do país em 71 ocasiões. Assume com folga o topo de uma lista, seguido de longe pelo Rio Grande do Norte (31), São Paulo (27) e Ceará (24). Na ponta extrema aparecem Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Roraima, citados apenas uma vez.

A marca de município mais quente do Brasil também é do Piauí. Mas, engana-se quem pensa ser de Teresina o título - a capital do Estado é apenas a 20ª mais quente, posição que divide com outras nove cidades do país. No ranking do calor, a cidade de Bom Jesus, berço dos cerrados piauiense, foi a mais quente do país em 39 ocasiões.

"Aqui é muito quente. Na parte da noite é até frio, mas depois das 11h da manhã até o início da noite é calor demais", conta Maria de Oliveira, atendente de uma lanchonete de Bom Jesus. Para fugir da tal "quentura", ela está sempre em busca de uma sombra e não abre mão do ventilador. "Encarece a conta de energia, mas é o jeito", diz.

Outros municípios do Piauí estão entre os mais quentes no verão. São eles: São João do Piauí, 6ª colocação no ranking; Picos (13ª); Castelo do Piauí, Esperantina e São Raimundo Nonato (empatados na 14ª); e Oeiras e Teresina (20ª).

O verão foi considerado encerrado no Brasil há duas semanas. No Nordeste, a estação coincide com o período de maior incidência de chuvas.



Compartilhar no
Por: Rmulo Maia

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário