Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí confirma primeiro caso da variante do novo coronavírus; paciente veio de Manaus

O Governo do Estado destacou que, ao chegar em Teres.ina, o paciente já não transmitia mais a doença

03/02/2021 08:13

O Laboratório Central do Piauí (Lacen) confirmou, na noite desta terça-feira (03), o primeiro caso da variante do novo coronavírus no Piauí. Segundo o Lacen, a variante genérica P.1 foi detectada em um paciente que veio de Manaus (AM) para fazer tratamento de Covid-19 em Teresina


Leia também: Covid-19 no Piauí: COE orienta sobre o risco de colapso na rede pública de saúde
 

O Governo do Estado destacou que, ao chegar em Teresina, o paciente já não transmitia mais a doença, pois apresentou-se com uma forma leve da covid-19, e já estava com mais de 15 dias do início dos sintomas.

Foto: Divulgação/Ccom

"Foram mantidos todos os procedimentos médicos de isolamento e proteção das equipes de saúde, bem como foram realizados testes na equipe que o atendeu e não foi registrada nenhuma infecção e nem transmissão a terceiros", disse o Governo em nota.

O paciente diagnosticado com a nova variante recebeu tratamento no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí e já teve alta médica. Curado da covid-19, ele já retornou para Manaus. 

"Todos os órgãos públicos de saúde do país, coordenados pelo Ministério da Saúde, reafirmam que o auxílio a pacientes do Amazonas é uma ação conjunta, integrada em todo o território nacional, para que o atendimento seja sempre de forma segura e eficiente", finaliza a nota.

Vale lembrar que, até o momento, 23 pacientes de Manaus foram transferidos para Teresina para tratamento contra a covid-19. Destes, 14 já tiveram alta hospitalar e estão curados. 

Nova variante é detectada em 91% dos casos no Amazonas

No último dia 29 de janeiro, o Instituto Leônicas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), divulgou pesquisa que aponta a presença da nova variante P.1 do coronavírus SARS-CoV-2 em 91% das amostras que tiveram seu código genético sequenciado em janeiro no estado do Amazonas. O instituto afirma que o alto índice consolida a variante como a dominante no estado, o que pode estar relacionado ao aumento do número de casos de covid-19 no Amazonas. As informações são da Agência Brasil.

Mais sobre: