Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí: 2 mil estabelecimentos foram fiscalizados e fechados no fim de semana

Só de flagrantes de descumprimento das normas sanitárias na pandemia, a PM registrou 53. Teresina voltou a ter quase 60% de isolamento no domingo

06/07/2020 11:32

Teresina voltou a alcançar um índice satisfatório de isolamento social neste final de semana. No domingo (05), quase 60% da população teresinense permaneceu em casa diante das medidas mais reforçadas de lockdown. Mas mesmo assim, ainda há aqueles que insistem em descumprir os decretos municipais e estaduais de quarentena. O balanço apresentado pela Polícia Militar da fiscalização do final de semana mostra isso.

Leia também: Teresina inicia primeira fase de reabertura das atividades econômicas  

Só entre os dias 02 e 05 de julho, quando o Piauí como um todo esteve sob decreto de lockdown parcial, foram fiscalizados e fechados 2.064 estabelecimentos comerciais funcionando sem autorização. No total, a PM realizou 53 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) por infrações sanitárias, ou seja, quando os envolvidos estavam praticando algum ato que vai contra as normas dos protocolos de contenção do coronavírus.

~
Foto: Divulgação/PMPI

Além disso, a PM fez também 3.433 atendimentos, abordou e orientou sobre a necessidade do isolamento 19.457 pessoas em todo o Piauí, abordou 13.236 veículos e lavrou ainda 24 termos circunstanciados de ocorrência por perturbação do sossego e 152 autos de infração de trânsito. Pelo menos 102 pessoas foram presas e/ou apreendidas no final de semana por infrações e crimes diversos, 32 veículos roubados foram recuperados e outros 63 tiveram que ser removidos por infração de trânsito.

No total, a PM apreendeu também 117 gramas de entorpecentes de diferentes naturezas e apreendeu 13 armas de fogo.


Foto: Divulgação/PMPI

Leia também: Polícia acaba com festas em bairros da zona Sudeste de Teresina 

Para o coronel Raimundo Rodrigues Ferreira, coordenador geral de operações da Polícia Militar, os números mostram o êxito da operação de fiscalização ao cumprimento dos decretos estaduais e municipais de lockdown. “São medidas que configuram no isolamento social em favor da qualidade de vida da saúde das pessoas de nosso Estado”, afirmou o comandante.

Vale lembrar que a despeito do fim do decreto de lockdown parcial nesta segunda, a Polícia Militar, junto com a Vigilância Sanitária, e equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) estarão ainda nas ruas fiscalizando a reabertura gradual das atividades econômicas que começam a acontecer hoje em algumas cidades piauienses. Aqui em Teresina, a fiscalização conta com o reforço da Guarda Civil Municipal de Teresina, que vistoriará se os estabelecimentos autorizados estão de fato seguindo todas as recomendações dos protocolos sanitários.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: