Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Veja VÍDEOS e FOTOS: Rodovia da Soja PI-329 é destruída após chuva

Orçada em cerca de R$ 4,5 milhões, obra era aguardada há mais de sete anos pelos produtores de grãos da região Sul, que agora temem prejuízos com a situação

12/10/2020 10:51

Uma chuva, na madrugada desta segunda-feira (12), danificou as obras no trecho da PI-329 recém asfaltada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI). A situação preocupa a população da região Sul, sobretudo empresários do agronegócio, que aguardam pelo empreendimento há mais de sete anos.

(Foto: Reprodução/Ccom)

“Era visto que na primeira chuva ia cortar novamente. Só foi colocada terra nos buracos sem compactação e sem escapes de água”, afirma Abel Pieta, produtor rural na Serra das Laranjeiras e ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus.



Temendo que a péssima condição desta e de outras rodovias estaduais tragam prejuízos para o início do plantio previsto para esta semana, produtores de grãos daquela região criticam o mau planejamento e a execução da obra, avaliada em cerca de R$ 4,5 milhões.


"Tocar uma reforma dessas, sem fazer desvio de água e sem contenções é como um médico que opera e esquece a tesoura dentro. Isso é um remendo, uma gambiarra. Não é asfalto. Por ser mera areia, se não desvia a água, dá no que deu de novo”. Moyses Barjud, ex-presidente da Associação Piauiense de Produtores de Soja (Aprosoja-PI).


A estimativa é que mais de 41 mil caminhões, responsáveis pelo escoamento da produção da produção de grãos de mais de 400 mil hectares na região, trafegam pelo trecho da PI-239 anualmente. A reportagem não conseguiu contato com o DER até a publicação desta matéria.

Por: Da Redação
Mais sobre: