Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Período chuvoso provoca fuga de animais do seu habitat natural

Caso o cidadão se depare com um animal silvestre, a recomendação do Batalhão Ambiental é que não tente tocá-los e ligue para o 190.

02/03/2016 07:11

780 animais silvestres foram apreendidos, em 2015, pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Piauí. A maioria destas apreensões acontece durante o período chuvoso em Teresina, pois os animais acabam saindo do seu habitat natural e entrando na casa das pessoas.

A tenente Liliane Bezerra, do Batalhão Ambiental, explica porque os animais tendem a deixar o ambiente onde vivem neste período. “Com as chuvas, lagoas e lagos transbordam e eles [os animais] vão embora; por isso, um jacaré foi encontrado na Universidade Federal do Piauí”, cita Liliane, lembrando um caso recente de captura na piscina do centro de esportes da instituição.

Já a universitária Anna Passos conta que já teve sua casa invadida por um soinho e que se sente insegura com a situação. “É perigoso, pois nós não sabemos qual vai ser a reação dele ao ver a gente e vice-versa. O animal pode se assustar e acabar nos atacando ou se assustar, fugir e acabar machucando outras pessoas”, afirma.

Para casos como o relatado por Anna Passos, em que alguém se depara com um animal silvestre, a tenente Liliane Bezerra recomenda que se mantenha distância. “Nunca tente tocar neles e ligue para o 190 e informe a Polícia para que ela tome as devidas providências”, esclarece.

Segundo dados do Batalhão Ambiental, só de janeiro a fevereiro de 2016, a quantidade de animais capturados já passa de 250. A tenente completa ainda dizendo que a apreensão de pássaros já faz parte do cotidiano do Batalhão.


Por: Ioná Nunes - jornal O DIA
Mais sobre: