Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parque Zoobotânico oferece atividades especiais na Semana da Criança

Visitantes receberão orientações sobre trilhas ecológicas, localização dos recintos além de participarem de brincadeiras e passear de trenzinho.

09/10/2015 07:24

O Parque Zoobotânico de Teresina está realizando uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. Até o dia 12 de outubro, a programação, que tem como tema “Criança no Parque”, será toda voltada para o público infantil, com brincadeiras e atividades lúdicas.

As crianças receberão orientações sobre trilhas ecológicas, localização dos recintos, informações sobre fauna e flora do parque, além de participarem de brincadeiras, ouvir histórias, passear de trenzinho, bem como poder interagir com outras crianças que também estarão visitando o parque.

O coordenador do Zoobotânico, José Renato, destaca que essas atividades já são tradicionais na Semana da Criança. Para ele, este foi o ano que mais contou com a presença de alunos – foram mais de quatro mil - apenas na abertura do evento, iniciado no dia 7 de outubro. Na ocasião, o dia também foi dedicado às crianças com deficiência.

“A expectativa está sendo muito boa, principalmente com relação às obras, como trilhas, ciclovias e o Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetas). Com a criação do Cetas, vamos desafogar os recintos do Zoobotânico e, conforme esses animais forem chegando e recebendo cuidados, e com a formação desses bandos, serão estudados os locais adequados para reintroduzi-los na natureza”, falou.

Camila Santos é professora do 1º Ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Melvis Jones, localizada no bairro São João, zona Leste de Teresina. Segundo ela, cerca de 30 alunos foram ao passeio no Parque Zoobotânico ontem (8); e, de tão ansiosas, algumas crianças relataram que nem conseguiram dormir.

“Eles ficaram muito ansiosos com o passeio e com a Semana da Criança em si, porque sempre tem uma atividade diversificada com eles. Em aula de campo, a gente sempre fica receosa, mas eles se comportaram muito bem e ficam muito felizes com o passeio, puderam ver os animais, ver as características deles e tirar dúvidas das curiosidades que eles têm”, frisou.

A pequena Weslane Feitosa, de apenas 7 anos, contou que adorou o passeio ao Parque Zoobotânico, principalmente pelas brincadeiras. “Eu gostei de ver os animais, de brincar, de sair com meus colegas da escola. Eu já tinha vindo outras vezes, mas quero voltar de novo”, disse. Escolas aproveitam as atividades gratuitas, ofertadas pelo Parque, para promoverem um passeio especial para a criançada.

Trilha de arvorismo começa a funcionar a partir desta sexta-feira

A trilha de arvorismo, tão aguardada pelos visitantes, começará a funcionar nesta sexta-feira (9). Segundo José Renato, essa é a primeira trilha instalada em um zoológico na América Latina. Serão dois percursos, um para crianças e o adventure para adultos. Os preços vão variar de R$ 5 a R$ 30, valores bem acessíveis para o público que visita o Zoobotânico de Teresina. Além disso, também haverá um brinquedo específico para as crianças menores que querem ter essa interação com o esporte, mas ainda não têm idade para escalar as árvores.

O percurso tem duração média de 15 minutos, dependendo de cada indivíduo, e é finalizado com tirolesa, sendo uma de 50 metros para as crianças e de 90m para os adultos, inclusive com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

“Qualquer pessoa com deficiência pode fazer a tirolesa, pode ser cadeirante, paraplégico, tetraplégico ou que tenha alguma dificuldade de locomoção. Essa pessoa é presa por um guincho, com total segurança e, quando chega do outro lado, ela também desce com o auxílio de um guincho e já na sua cadeira de rodas. Além disso, temos um funcionário que está preparado para falar em libras”, disse Thais Jolicoeur, administradora da empresa responsável pelos equipamentos de arvorismo. Ao todo, serão 15 profissionais responsáveis por coordenar e orientar os visitantes durante a prática do arvorismo.

Segundo José Renato, essa atividade vai trazer um aumento substancial no número de visitantes para o Parque Zoobotânico, que tem uma função social altíssima e atende cerca de 150 mil crianças gratuitamente, todos os anos.

O Parque Inaugurado em 1973, o Parque Zoobotânico, localizado na zona Leste da cidade, é uma opção de lazer a baixo custo para quem gosta de verde e animais. São mais de 350 animais de 80 espécies diferentes. Neste mês da criança, o local contará com algumas inaugurações, dentre elas o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que deverá ser um dos melhores do Brasil, pois contará com quatro corredores de voos, onde bandos serão treinados para depois serem reintroduzidos na natureza.

Foto: Assis Fernandes/ODIA


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: