Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parque Zoobotânico de Teresina ganha uma nova espécie de macaco

Cida é a mais nova moradora do parque e veio de Recife (PE)

30/11/2015 07:27

O Parque Zoobotânico de Teresina recebeu uma nova moradora na última sexta feira (27). A macaca chamada Cida, de 10 anos, pertence à espécie Babuíno -anúbis, membro da família Cercopithecidae (macacos do velho mundo). O primata foi doado pelo Parque Dois Irmãos, que fica localizado na cidade de Recife (PE).

O biólogo Celso Mendes, que trabalha no Parque, conta que a adaptação da macaca está sendo boa. “A Cida é um animal dócil, no entanto, estamos em fase de observação. O recinto dela se encontra ao lado do primata babuíno sagrado. Mesmo sendo de espécies diferentes, a aproximação entre os dois está sendo boa”, esclarece.

Celso ainda afirma que existe uma determinação para que as espécies do Parque se reproduzam. Ele conta que a próxima novidade do Zoobotânico será a exposição dos dois filhotes de um casal de onças que nasceram também na última sexta. “A suçuarana também é conhecida como puma ou onça-parda. Atualmente, no estado, encontra-se em risco de extinção. A mãe e os filhotes estão isolados para a amamentação. A partir de um mês de vida, poderemos expor e até brincar com os novos felinos, fase em que ainda não oferecem nenhum tipo de risco em contato com os visitantes”, ressalta.

A dona de casa Núbia Santos esteve ontem (29) no Parque com toda a família. Para ela atualmente, as obras e os novos animais do Parque são bons atrativos para os visitantes. “Estive aqui há muito tempo e estou retornando. A sensação que tenho é que existe uma variedade maior de animais para conferir. Além disso, a estrutura melhorou e a organização também. É um bom passeio para a família”, comentou.

O Parque Zoobotânico de Teresina mantém uma parceria com outros dois zoológicos do nordeste. Além da troca de animais, os funcionários compartilham técnicas e experiências. Segundo o biólogo Celso o Parque espera receber um camelo em breve, ainda em negociação.


Por: Pedro Vítor Melo - Jornal O DIA
Mais sobre: