Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Penitenciária de Parnaíba: 26 detentos testam positivo para Covid-19

Eles apresentam sintomas leves, receberam atendimento médico e foram isolados dos demais para evitar o contágio com a massa carcerária

10/06/2020 16:32

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) divulgou nesta quarta-feira (10) que 26 detentos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, testaram positivo para o novo coronavírus. Essa é a primeira vez o município confirma a doença em reeducandos.


LEIA MAIS: Detento da Cadeia Pública de Altos foge do HGV; Sejus faz buscas 


Foto: Arquivo O Dia

Segundo a Sejus, eles apresentam sintomas leves, receberam atendimento médico e foram isolados dos demais para evitar o contágio com a massa carcerária.

A Sejus informou ainda que além deles, cinco Policiais Penais e cinco Policiais Militares (PMs) também testaram positivo e foram afastados de suas funções para cumprirem os protocolos de isolamento recomendados pelos órgãos de saúde. Ao todo, no Piauí, 28 detentos já contraíram a doença.

No mês passado, a Secretaria abriu um procedimento administrativo para investigar a morte de detentos por contaminação  na Cadeia Pública de Altos (CPA).

Na época, em entrevista ao O Dia News, o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, chegou a dizer que exames preliminares confirmaram a presença de coliformes fecais na água fornecida na CPA .

Carlos Edilson revelou ainda que exames realizados nos detentos confirmaram leptospirose, doença causada por bactérias presentes em coliformes fecais de ratos, e hepatite A, que também pode ser provocada por água contaminada.


Confira  na íntegra a nota da Sejus:

A Secretaria de Estado da Justiça informa que 26 reeducandos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, testaram positivo para o novo coronavírus. Os internos apresentam sintomas leves, receberam atendimento médico e foram isolados dos demais para que se evite o contágio com a massa carcerária. Além deles, 5 Policiais Penais e 5 Policiais Militares também testaram positivo e foram afastados de suas funções para cumprirem os protocolos de isolamento recomendados pelos órgãos de saúde.


Por: Jorge Machado, do Jornal O Dia
Mais sobre: