Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Parentão recebe o espetáculo da Paixão de Cristo

Famílias inteiras do bairro ajudam, no sentido de que a encenação saia como o planejado nos ensaios.

23/03/2016 07:22

A Semana Santa, período cristão correspondente a morte e ressureição de Jesus, começou no último domingo. Entre as celebrações que marcam a data, estão as encenações da Paixão de Cristo. Um dos momentos mais esperados pelos fiéis, os espetáculos ocorrem tradicionalmente em várias cidades. Em Teresina, o primeiro deles acontece hoje (23), a partir das 19h, no Parque Parentão, no bairro Lourival Parente, zona Sul.


Foto: Divulgação


O elenco da encenação é composto por um total de 50 pessoas. De acordo com Dilcon Carvalho, intérprete de Jesus, o espetáculo trará cenas importantes da história de vida e morte de Cristo. Entre as passagens está o batismo, que marca o inicio de sua missão, e a tentação por Lúcifer. O público verá ainda a via sacra e os encontros com Maria, Sirineu e Verônica. O ápice da peça será o momento da crucificação, seguida da ascensão de Jesus.

A produção do espetáculo e os atores estão se dedicando há pelo menos um mês para a encenação. Diariamente, ensaio em média de três horas, na comunidade do Lourival Parente e no próprio parque que receberá a peça. Dilcon conta toda a equipe recebeu ajuda de familiares, inclusive nos ensaios. “Contamos realmente com a ajuda das famílias do bairro Lourival Parente e de empresários”.

Vivendo o papel de Jesus há 11 anos, Dilcon Carvalho reviverá a história mais uma vez no espetáculo do Lourival Parente. Ele já interpretou o personagem por três anos na cidade de Timon, por cinco anos na encenação do bairro Monte Castelo e ano no município de Miguel Leão e outro em Nazária. Mesmo com a experiência, ele conta que essa é uma tarefa desafiadora e única a cada ano.

“O interessante de fazer o papel de Jesus, e não é fácil, pois tudo é diferente, é levar ao público esse Jesus de beleza interior, uma beleza de amar e querer se doar, de se sentir ajudando sempre. Jesus conseguia conquistar a todos pelas suas palavras e o que buscamos passar para as pessoas é isso, é que todos assistam e possam sentir essa presença de Jesus e essa energia boa que ele emanava. É muito emocionante fazer esse personagem.”

Para ele, a encenação da Paixão de Cristo leva uma mensagem de esperança. “É um espetáculo difícil, falar de fé principalmente no mundo que vivemos hoje, mas é importante levar essa mensagem. Vemos a necessidade de levar a palavra de Deus”, conta, acrescentando que o reconhecimento é das pessoas é grande. “Até o nosso nome muda, as pessoas já me chamam de Jesus. O público tem uma aceitação muito grande. Não somente pelo papel de Jesus, como também com os demais personagens.”

O espetáculo tem apresentação única logo mais a noite. O texto é uma copilação de Odirene Santos. A cenografia é assinada por Luis Tito e os figurinos por Solange Aragão. A organização espera receber um público de cinco mil pessoas para assistir a encenação.


Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: