Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Padre investigado por abuso sexual morre em Bom Jesus

O padre era investigado por suposto abuso sexual contra uma adolescente de 14 anos.

08/11/2021 11:29

Morreu, neste domingo (07), o padre José Alves de Carvalho, de 43 anos, pároco da Diocese de Bom Jesus. O padre foi encontrado morto na residência paroquial, onde morava em Bom Jesus. Em nota, a diocese do município confirmou o  falecimento do reverendo.


Leia também: Motorista tenta subornar policiais para fugir de blitz em Picos e acaba preso 

O velório e sepultamento do padre ocorreu em Monte Alegre do Piauí, sua cidade natal. Até o momento não há informações sobre o que teria causado a morte do reverendo. "A Diocese de Bom Jesus, entristecida pela perda de um de seus amados filhos, se solidariza, com os familiares, amigos e paroquianos de São Pedro Apóstolo, em Bom Jesus-PI, por tão grande perda e pede a todos orações. Guardaremos para sempre em nossos corações as suas memórias, sua amizade e o seu sorriso aberto", diz a nota da diocese, assinada por Dom Marcos Antonio Tavoni.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O padre era investigado por suposto abuso sexual contra uma adolescente de 14 anos. Diante da denúncia, a Diocese de Bom Jesus decidiu suspender o padre do exercício de seu ministério até o final das investigações. A informação havia sido divulgada pela Igreja no último sábado (06).

Segundo a nota publicada sobre a denúncia de abuso sexual, a diocese informou que tomou conhecimento dos fatos através da mídia e que o padre ainda não havia sido notificado pela justiça e não tinha conhecimento oficial das acusações. Ainda de acordo com a Igreja, uma comissão interna da Diocese formada por peritos, profissionais relacionados ao assunto, será instaurada para o acompanhamento do Processo Canônico, investigativo e assistência à família envolvida.

"A Diocese se colocará sempre ao lado da justiça, colaborando com as autoridades civis na elucidação do caso, para o bem da suposta vítima, do sacerdote em questão, dos demais envolvidos e da própria Igreja. A Nunciatura Apostólica será comunicada oficialmente, para o acompanhamento do caso e para encaminhamento dos desfechos", comunicou.

Por meio de nota, Dom Marcos, bispo da Diocese de Bom Jesus, lamentou a repercussão dos fatos e manifestou toda sua solidariedade com o sofrimento dos envolvidos. “Sinto e sofro, com a família envolvida, a dor de todos, principalmente, dos pais; pois como Bispo, cada padre é para mim como verdadeiro filho e nenhum pai quer que o filho se perca”, concluiu o bispo.

Confira as notas divulgadas pela Diocese de Bom Jesus:

NOTA DE FALECIMENTO - Diocese de Bom Jesus do Gurguéia - 08/11/2021

"Nem a morte nem a vida nos poderão separar do amor de Deus" (Rm 8, 35-39)

É com o mais profundo pesar que comunicamos o falecimento do Reverendo Padre José Alves de Carvalho, 43 anos, ocorrido na tarde deste último Domingo, dia 07/11/2021.

O velório e sepultamento ocorrerão em Monte Alegre do Piauí, cidade natal do querido Padre.

A Diocese de Bom Jesus, entristecida pela perda de um de seus amados filhos, se solidariza, com os familiares, amigos e paroquianos de São Pedro Apóstolo, em Bom Jesus-PI, por tão grande perda e pede a todos orações.

Guardaremos para sempre em nossos corações as suas memórias, sua amizade e o seu sorriso aberto.

Descanse em paz nosso querido irmão, Pe. José Alves de Carvalho.

Dom Marcos Antonio Tavoni e

Presbitério da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia - PI

(PASCOM - Bom Jesus)


NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE DENÚNCIA DE ABUSO DE CLÉRIGO - Diocese de Bom Jesus do Gurguéia - 06/11/2021

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, na pessoa de seu Bispo, Dom Marcos Antonio Tavoni, comunica que recebeu, consternada a denúncia de abuso sexual de menor, supostamente, cometido por Padre da Diocese de Bom Jesus. E que a Diocese diante dos fatos divulgados em mídia, causa de escândalos dos fiéis, tem a informar:

O Padre colocado em evidência, não foi, ainda, notificado pela justiça, não tem conhecimento oficial das acusações que, no momento, pesam sobre ele e que são divulgadas pela imprensa. Portanto, responderá no momento certo à Justiça, dando satisfação à sociedade;

Uma Comissão interna da Diocese formada por peritos, profissionais relacionados ao assunto, será instaurada para o acompanhamento do Processo Canônico, investigativo e assistência à família envolvida.

A Diocese se colocará sempre ao lado da justiça, colaborando com as autoridades civis na elucidação do caso, para o bem da suposta vítima, do sacerdote em questão, dos demais envolvidos e da própria Igreja.

O Sacerdote em questão será suspenso do Uso de Ordens “Ad cautelam”, ou seja, fica suspenso o exercício de seu ministério, por cautela, até o final das investigações e a conclusão do veredicto.

A Nunciatura Apostólica será comunicada oficialmente, para o acompanhamento do caso e para encaminhamento dos desfechos.

Devemos orar, pela solução do caso, na justiça e na caridade e orar, em especial, pela santificação do Clero.

Dom Marcos lamentou muitíssimo a repercussão dos fatos e manifesta toda sua solidariedade com o sofrimento dos envolvidos: “Sinto e sofro, com a família envolvida, a dor de todos, principalmente, dos pais; pois como Bispo, cada padre é para mim como verdadeiro filho e nenhum pai quer que o filho se perca”, concluiu o Bispo.

Decreto Diocesano Suspensão de Ordem (Capa)

(PASCOM – Bom Jesus-PI)

Mais sobre: