Médica de posto de saúde não comparece ao trabalho

Cristiane Maria Pedrosa estaria trabalhando em unidades particulares.

03/07/2014 16:15h - Atualizado em 03/07/2014 17:24h

Compartilhar no

A ausência dos médicos que atuam nos postos de saúde do município é um problema recorrente na capital. Um caso já foi denunciado pelo PortalODIA.com no Centro de Saúde do bairro Vila do Avião e agora é a vez do Posto de Saúde Dr. Helvídio Aguiar Ferraz, do bairro Todos os Santos.

Fotos: Elias Fontinele

Segundo informações apuradas pelo PortalODia.com, a médica Cristiane Maria Pedrosa Moreira Mendes, plantonista do turno da tarde, das 13 às 18h, estaria ausente de seus horários de trabalho da Unidade de Saúde. A denúncia foi confirmada nesta quinta-feira.

A auxiliar administrativa, Teresa Leda, alegou que Cristiane estava de atestado médico, como na semana passada, em que ela ficou sete dias afastada do trabalho. "E quando ela chega um pouco tarde, ela sempre excede seu horário de atendimento, chegando a sair daqui muito tarde", justificou a servidora, que chegou a apresentar um controle de atendimentos realizados pela médica.


A enfermeira Iamine Castelo Branco, que faz parte da equipe do Programa de Saúde da Família em que Cristiane Maria está inserida, justifica o atraso do dia de hoje (03). “Ela deve ter se atrasado um pouco porque ela atende em outros postos”, admitiu.

Sobre a denúncia, o diretor da Regional de Saúde Leste/Sudeste, Ribamar Santos, alega que a coordenadora do Posto Helvídio Aguiar entrou em contato justificando a falta da médica. “A médica está de atestado nessa semana, isso explica o fato de ela ter se ausentado”, disse o coordenador.

Minutos depois, a Equipe do PortalODia.com retornou o contato e Ribamar Santos, em contradição ao que havia dito antes, confirmou que a médica havia realmente faltado sem motivo. “Ela ligou pro seu local de trabalho dizendo que não poderia ir hoje, mas ontem ela atendeu normalmente”.

O diretor concluiu dizendo que amanhã (04) irá ao local acompanhar de perto as supostas faltas. Hoje, Cristiane iria realizar visitas domiciliares.

A pessoa que realizou a denúncia e não quis se identificar, afirma que a médica falta muito. E um dos motivos seria o acúmulo de cargos, pois além de atender no Posto do Todos os Santos, ela trabalha em dois hospitais particulares, não conseguindo conciliar os horários.

O PortalODIA.com não conseguiu manter contato com a médica.

Médica do Centro de Saúde do bairro Vila do Avião é advertida pelo Ministério Público

No dia 02 de maio deste ano, o PortalODia.com esteve no Centro de Saúde do bairro Vila do Avião, para averiguar denúncia semelhante. Os populares reclamavam que a médica Fernanda Alice de Carvalho, responsável pelo atendimento no turno da tarde, só era encontrada no local nos horários de 14h e 16h, e de segunda a quinta-feira. 

Foto: Assis Fernandes

Hoje, Kledson Augusto, gerente executivo de Saúde, disse que foram tomadas providências a respeito deste caso. “Apuramos e o Ministério Público abriu investigação e a profissional foi advertida e levou faltas nos dias em que se ausentou do Centro. Esclarecemos as normas e ela ficou no compromisso de que isso não se repetiria mais”, justificou. 

Compartilhar no

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário