Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação da Strans apreende 12 veículos abandonados em vias públicas

Superintendência tem intensificado o recolhimento de veículos abandonados para desobstruir as vias e evitar riscos com a proliferação da dengue

25/06/2015 07:16

Desde a semana passada a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) tem intensificado a fiscalização e retirada de veículos abandonados das ruas de Teresina. O intuito da operação, que conta com o apoio de agentes de trânsito e da Polícia Militar, é desobstruir as vias públicas da capital. 

A ação está sendo realizada em todas as zonas de Teresina e, até o momento, 12 veículos já foram rebocados e encaminhados ao pátio do Detran. O coronel Jaime Oliveira, diretor de operação e fiscalização da Strans, explicou que, quando é identificado um veículo com características de abandoando, o proprietário é localizado e notificado para fazer a retirada do automóvel do local. Caso não seja cumprido o prazo de até três dias, o veículo é retirado da via. 

“Esses veículos, geralmente, estão estacionados há vários dias, e até anos, em um local, prejudicando a passagem de outros veículos e obstruindo as vias. São carros e caminhões que acabam apresentando algum risco à população e que muitas vezes tiveram seus vidros quebrados, peças levadas e ficam causando problemas, acumulando água de chuva e criando mosquito da dengue”, frisou. 

O coronel Jaime Oliveira ressaltou que os locais que serão fiscalizados seguem de acordo com denúncias feitas pela população ou ainda pontos identificados pelos agentes de trânsito. “Não fazemos a retirada imediata, porque queremos conversar com os proprietários, até porque local de carro é na garagem ou circulando, e não parado”, falou. 

Todos os carros recolhidos durante a operação serão levados ao pátio do Detran, e o dono poderá fazer a retirada do mesmo mediante pagamento de multa. O motorista deverá fazer a regularização da documentação do automóvel, porém, o diretor de fiscalização da Strans informou que em algumas situações a relação custo-benefício acaba não compensando para o proprietário. “Durante a semana recolhemos um Fusca muito antigo e que nem placa tinha. Quer dizer, se o dono for tirar a licença do veículo, emplacar e regularizar tudo, e pagar as devidas multas, ele gastará muito mais, o que torna-se inviável”, finalizou.

A operação será realizada por tempo indeterminado e ocorrerá durante a semana nos dois turnos. Caso a população queira denunciar algum veículo que se encontra abandonado e esteja causando transtorno deve entrar em contato através do telefone 3222-7617. Fiscais se dirigirão ao local para avaliar a denúncia e, se for o caso, notificar o proprietário ou até mesmo recolher o veículo.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: