Oficina gastronômica será realizada no Mercado do Peixe, em Teresina

O Sebrae promoverá também treinamento para técnicos em piscicultura, com o objetivo de desenvolver a piscicultura de forma sustentável.

06/07/2014 10:21h

Compartilhar no

Nos dias 16 e 17 de julho será realizada uma Oficina Gastronômica de Pratos à Base de Peixe. A capacitação acontecerá no Mercado do Peixe, localizado na zona sudeste de Teresina, sendo uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina. 

Fotos: Carlos Augusto Lima

Durante a oficina, que será ministrada pela consultora do Sebrae no Piauí, Verônica Silva, os donos de restaurantes daquele local aprenderão receitas de diversos pratos à base de peixe como Nuggets, Bolinho, Empanado, Tilápia ao Molho de Camarão, Tambaqui Recheado, Caldo de Peixe com Batata, entre outras delícias. 

De acordo com o gestor do Projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro, a oficina tem como objetivo inserir novos pratos e sabores nas lanchonetes do Mercado do Peixe. 

“Cada estabelecimento oferecerá um prato especialmente preparado para o evento, valorizando ingredientes regionais e os peixes mais cultivados no Piauí, como tilápia e tambaqui”, explica Pinheiro. 

Ainda segundo Pinheiro, a intenção é que os meios de alimentação do mercado tenham pelo menos um prato desenvolvido com peixe no cardápio, reforçando a referência da culinária a base de pescado.

MAIS CAPACITAÇÃO 

O Sebrae no Piauí realizará também, de 18 a 20 de julho, uma capacitação sobre Cultivo de Peixes em Viveiros Escavados para Multiplicadores, sendo uma ação do Projeto Aquinordeste. 

O projeto visa desenvolver a piscicultura de forma sustentável no Nordeste, além de melhorar a comercialização do pescado. Atualmente, mais de 180 municípios, de vários Estados da região, já participam da ação, que envolve cerca de três mil produtores. 

De caráter interno, o curso é destinado a instrutores e consultores do Sebrae no Piauí e de entidades parceiras, com o objetivo de capacitá-los no que se refere às técnicas de produção de peixes redondos em viveiros escavados. 

João Pinheiro explica que, posteriormente, os consultores e instrutores irão difundir as informações para os piscicultores. “Queremos repassar para os técnicos informações e conhecimentos atualizados acerca da atividade de cultivo de peixes, para que eles possam multiplicar esse aprendizado entre os piscicultores, dinamizando ainda mais a atividade no Piauí”, explica Pinheiro. 

O curso terá aulas práticas e teóricas, sendo ministrado pelo engenheiro agrônomo Eduardo Akifumi Ono, mestre em Aquicultura pela Auburn University, do Estado do Alabama, nos Estados Unidos. 

Atualmente, o Projeto Desenvolvimento da Piscicultura da Região de Teresina, executado pelo Sebrae no Piauí, atende 100 produtores dos municípios de José de Freitas, Campo Maior, Miguel Alves, Demerval Lobão, Palmeirais, Nazária, União e Monsenhor Gil, além de Teresina.

Mais informações no seu Jornal O Dia de hoje (06).

Compartilhar no
Fonte: Jornal O Dia

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário