O uso da máscara embaça seus óculos? Confira as dicas pra evitar o problema

O desconforto de usar máscara e óculos pode ser minimizado com coisas simples como limpar a lente com sabão neutro e grudar a máscara no nariz.

21/05/2020 09:28h

Compartilhar no

O uso de máscaras agora é obrigatório ao sair de casa. A proteção é uma forma de diminuir o contágio pelo novo coronavírus. Porém, para quem usa óculos, usar máscara significa quase sempre embaçar as lentes ao respirar. 


Leia também: Uso incorreto pode fazer máscara facial virar instrumento de contaminação 


O desconforto é mais evidente com uso de máscaras caseiras de tecidos, pois geralmente não possuem estrutura de metal para moldar ao nariz. “Isso acontece porque o hálito quente da respiração sai pelas bordas superiores e quando encontra as lentes mais frias, cria condensação na superfície e o aspecto embaçado”, explica a oftalmologista Janaíne Braga.

A jornalista Lenny Moura conta que sofre com o problema e recorreu a receitas caseiras para evitar embaçar as lentes. “Eu testei passar o sabão em barra seco na lente e depois limpar. Deu certo, mas não sei até que ponto isso é bom ou ruim para as lentes”, ressalta.

O jornalista Yuri Ribeiro tem outra dica para quem também passa pelo desconforto. “Eu uso esparadrapo para grudar a máscara no nariz e evitar do ar embaçar as lentes”, conta.


Confira algumas dicas para evitar embaçar os óculos quando usar máscara - Foto: Agência Brasil

Para ajudar quem também sofre com o desconforto, a profissional traz algumas dicas:

- Molde a máscara no nariz: para quem usa o modelo cirúrgico descartável, existe um ajuste de metal dobrável que pode ser moldado no nariz;

- Use fita adesiva: outra opção é usar fita do tipo esparadrapo ou micropore para colar a parte superior da máscara no nariz;

- Use o peso dos óculos para bloquear a saída de vapor: coloque a máscara o mais alto do nariz que puder, desde que continue cobrindo a boca e queixo, e coloque os óculos por cima da máscara para evitar saída de vapor; 

-  Aplique um pingo de sabão líquido neutro na lente: coloque o produto e tire o excesso com um lenço de papel descartável. O polimento com sabão cria uma película hidrofóbica que impede a água de se depositar na superfície. Escolha sabão neutro para não prejudicar as lentes. 

- Usar óculos na ponta do nariz: outra solução pode ser posicionar os óculos um pouco mais para frente para o ar expirado não tocar nas lentes. Porém, essa dica pode distorcer um pouco a visão.

Já para quem prefere produtos específicos, eles já existem no mercado para proteger as lentes da condensação do ar, como sprays e lenços anti-embaçantes. Para finalizar, Janaíne Braga ressalta também a importância da higiene dos óculos pelo menos duas vezes ao dia com água e sabão. “Já que tendemos a manipular muito os óculos no decorrer do dia, existe grande risco de contaminação. Por isso a higiene é fundamental”, pontua.

Compartilhar no
Fonte: Da Redação

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário