Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nutricionista ensina como evitar ressaca após as festas de fim de ano

Existem algumas dicas para evitar o mal-estar, como alternar a ingestão de água com bebidas alcoólicas ou fazer manejo dos sintomas.

25/12/2020 10:47

As comemorações de fim de ano são ambientes favoráveis para exageros: é confraternização do trabalho, happy hour com os amigos, “amigo oculto” da família, dentre outros encontros que pedem mesa farta com comidas e bebidas. E quem escolher regar as comemorações com bebidas alcoólicas deve ficar atento para evitar a velha conhecida “ressaca”. A nutricionista Lala Duarte ensina como evitar o mal-estar e revela mitos sobre o assunto.

Em primeiro lugar, a especialista ressalta que não existe uma cura para a ressaca. De acordo com ela, existem formas de evitar o mal-estar como, por exemplo, alternar a ingestão de água com bebidas alcoólicas ou fazer o manejo dos sintomas dela caso isso não ocorra .

Segundo Lala, os sintomas da ressaca podem ser causados por três motivos e as formas de amenizar os sintomas estão de acordo com essa ordem.

lMotivos da ressaca

1. Intoxicação pelo acetaldeído

“É em metabólito produzido quando o fígado metaboliza o álcool presente na corrente sanguínea. Grande parte do mal-estar é causado por essa exposição prolongada das células ao acetaldeído, provocando uma ‘inflação generalizada’”.

2. Desidratação

“Resultado da inibição do hormônio antidiurético. Você acaba fazendo mais xixi e isso leva às sensações de sede, dor de cabeça e irritação”.

3. Hipoglicemia

“As enzimas que deveriam estar envolvidas no processo de produção de glicose para o corpo estão envolvidas na metabolização do álcool. Isso provoca uma queda de glicose no organismo”.

Água e frutas são fundamentais

As frutas, verduras e batatas são as principais dicas para repor a glicose. Elas são ótimas fontes de carboidratos que podem, inclusive, eliminar as toxinas que vieram com o excesso de bebida alcoólica. Consumir vegetais no dia seguinte, em sucos, saladas e em todos os preparos, ajuda a livrar-se da ressaca mais rapidamente.

Os líquidos também são importantes para quem bebeu demais.

“A ‘solução’ [para a ressaca] pode estar em aumentar a ingestão de líquidos como água, água de coco e sucos. E repor a glicose através da ingestão de boas fontes de carboidratos, como frutas, verduras, batatas.... Enfim, alimentar-se de forma saudável.

Aí é esperar o corpo dar um jeito na bagunça causada pelo álcool”, brinca.

Mitos

A especialista também fala sobre os mitos que existem em torno da ressaca. Lala Duarte afirma que não há comprovação científica de que tomar medicamentos antes de beber evita o mal-estar.

“Algumas pessoas costumam tomar medicamentos para dor de cabeça antes da bebedeira para evitar a ressaca, mas isso não tem comprovação científica. O remédio vai servir mesmo depois para melhorar a dor de cabeça causada pela ressaca”, conclui.

Por: Jorge Machado - Jornal O Dia
Mais sobre: