Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novas viaturas: PM-PI recebe 24 novos veículos para policiamento ostensivo

Ao todo, os órgãos de segurança do estado devem receber 75 veículos até o final do ano

10/11/2020 11:08

O governador Wellington Dias (PT) entregou, na manhã desta terça-feira (10), 24 novas viaturas operacionais, para uso ostensivo, para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI). A solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral da instituição, e contou com a presença do comandante-geral, coronel Lindomar Castilho, e outras autoridades.

Os veículos são oriundos de recursos empenhados pelo Governo do Estado e de emendas da bancada federal piauiense, na ordem de R$ 3,7 milhões, e devem reforçar a frota dos órgão da segurança pública estadual, com um total de 75 novas viaturas que devem estar disponíveis, tanto para a PM-PI como para a Polícia Civil do Piauí (PC-PI), até o final do ano.

(Foto: Divulgação/CCom)

“Os parlamentares apresentaram emendas que têm muito a ver com uma necessidade da população que é estruturar a área da segurança. São novos veículos disponíveis à população para serem usados em todas as cidades em ações de combate ao crime organizado, barreiras, entre outras ações”, disse o governador na ocasião.

Autoras das emendas, a deputada federal Margarete Coelho (PP) destacou a importância de equipar a corporação com novos veículos. “A segurança pública tem uma relação muito direta com a qualidade de vida do cidadão e é muito importante o momento em que chegam essas viaturas porque é um momento também pré-eleitoral, que gera uma instabilidade social. Esses veículos entrarão imediatamente em prestação de serviços à comunidade”, pontuou.

(Foto: Divulgação/CCom)

Já o secretário da Segurança Pública coronel Rubens Pereira, afirmou que os novos veículos facilitarão nos deslocamentos, principalmente, em cidades do interior. “Sempre recebemos reclamações não só da comunidade, mas um alerta também dos parlamentares do Piauí, porque visitavam o interior do estado e viam a Polícia Militar ou Polícia Civil em uma viatura que não era condizente com as condições de via desses municípios. Hoje estamos aqui padronizando, nós queremos que todos os municípios do Piauí tenham uma viatura dessas com esse equipamento, com essa caracterização, capaz de enfrentar não só a criminalidade, mas enfrentando também as topografias dos terrenos de todos os municípios”, comentou.

Além das novas viaturas, outros investimentos e parcerias, com o objetivo de modernizar e aumentar o arsenal da Polícia Militar, estão sendo realizados. Em outubro deste ano foram entregues três veículos aéreos não tripulados, tipo drones, 58 carabinas e 174 carregadores. “Nosso objetivo é colocar de norte a sul do Piauí viaturas novas para garantir que a polícia tenha mais agilidade e boas condições de trabalho, com apoio do governo e da bancada federal. Hoje é um dia histórico para a Polícia Militar – é a primeira vez que a bancada se mobiliza para estruturar melhor a corporação e isso vai surtir lá na ponta porque policial melhor equipado é sinal também de melhor segurança para o Estado do Piauí”, concluiu o comandante-geral da PM-PI.

Fonte: CCom
Por: Da Redação
Mais sobre: