Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Nova Maternidade deve ser entregue em setembro de 2021

A iniciativa recebeu investimentos aproximados de R$ 135 milhões.

07/11/2020 14:49

Pelo menos 35% das obras da Nova Maternidade, localizada na zona leste de Teresina, já foram concluídas. Com isso toda a parte estrutural está executada com previsão de entrega do prédio em setembro de 2021.  

A iniciativa recebeu investimentos aproximados de R$ 135 milhões e, quando pronta, será a maior referência neonatal do Piauí e deve desafogar as atuais maternidades.

A Nova Maternidade vai ter estrutura especializada para grávidas de médio e alto risco com 286 leitos. Deste total, 115 serão destinados à terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta e 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, serão instalados 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 leitos Intermediários Canguru, um espaço para acolhimento de mãe e bebê.


Nova Maternidade deve ser entregue em setembro de 2021. Foto: Ascom

De acordo com o secretário Florentino Neto, o andamento da obra está dentro do prazo previsto. O contrato foi celebrado em maio de 2017, mas o início das obras só foi autorizado em setembro de 2018 depois de toda a análise feita pela Caixa Econômica Federal (CEF). 

“No mês de abril de 2020, a obra ficou parada por causa da pandemia e voltou a funcionar em maio num único turno, com pessoal reduzido. O trabalho só retornou à normalidade em junho deste ano”, afirma o secretário.

O secretário afirma que o térreo, primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto pavimentos estão em fase de acabamento. Ele explica que uma obra dessa grandiosidade pode ter intercorrências no decorrer do processo. “Quando a CEF autorizou o início das obras, a equipe começou a fazer as fundações. Mas em seguida veio o período chuvoso e houve um prejuízo no prazo de uns 60 para concluir as fundações por causa do terreno alagado pelas chuvas”, esclarece.

 “Estamos diante do maior empreendimento de saúde pública do Piauí, realizado nos últimos anos”, celebra o secretário Florentino.

Edição: Da Redação
Mais sobre: