Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, cerca de 140 mil empresas são constituídas por mulheres

O Estado ocupa a 3ª posição na região Nordeste em número de mulheres donas de negócios.

09/03/2021 09:02

A indústria brasileira tem realizado a abertura de oportunidades para a população feminina, contudo ainda é necessária maior participação desse grupo no âmbito empresarial. No Piauí, de acordo com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae)  o Estado ocupa a 3ª posição na região Nordeste em número de mulheres donas de negócios.


Leia também:

Elas no controle: da sala de aula à cozinha, são as mulheres quem mandam 

Dia da Mulher: confira biografias de mulheres que entraram para a História 

Sádia Castro destaca os desafios de ser mulher gestora na vida pública 


Atualmente cerca de 140 mil empresas piauienses são comandadas por mulheres, o que corresponde a 36% dos negócios do Estado. Já no Brasil, as mulheres representam 32% da força de trabalho da indústria.

A empresária, sócia gerente e engenheira civil Laurita Medeiros e associada ao Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) é dona de uma empresa de pré-moldados e fala sobre os desafios enfrentados em seu trabalho dia-a-dia.

(Foto: Ilustrativa/ Agência Brasil)

“ Ser empresária não é fácil. Para ser uma empresária bem-sucedida tem que ter saúde, disposição, inteligência e muita garra. O planejamento é 24h por dia e temos que saber um pouco de tudo, contabilizar gastos e tributos, entender os trabalhadores e analisar bem os processos e profissionais que contrata. Meu recado é para que todas as mulheres busquem um trabalho para terem sua independência financeira”, disse.

Na Revolução Industrial houve a absorção do trabalho feminino pelas indústrias como mão-de-obra barata e isso inseriu definitivamente a mulher na cadeia produtiva. A mulher cumpria jornadas absurdas de até 17 horas de trabalho em condições insalubres e recebia salários até 60% menores que os dos homens. No século XX as mulheres começaram então a se organizar, buscando seus direitos, o que trouxe a inserção cada vez maior da mulher no trabalho, sendo o crescimento da industrialização no Brasil um dos grandes responsáveis por esta inclusão.

Cledima Gomes está há 29 anos, juntamente com sua família, à frente de uma empresa cerealista e industrial no Piauí. Ela é diretora do empreendimento e relata a felicidade de o negócio ir de encontro com os pilares em que acredita.

“É muito importante você projetar, planejar sua vida e realizar seus sonhos. Nossa empresa sempre foi pautada nisso, em construir o que desejamos e ir conseguindo alcançar nossos objetivos. Me sinto feliz de poder ver minha empresa crescendo e seguindo pilares que eu acredito.  A base de tudo vem a família, graças a Deus os filhos estão engajados dentro do projeto e estamos com expansão dos negócios para 2022 de ir para outros estados. A dedicação, comprometimento e respeito com os nossos colaboradores e clientes têm sido muito positivos ao longo da nossa trajetória empresarial”, destacou a empresária.

Mais sobre: