Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No Piauí, 19 municípios com altas de casos Covid-19 recebem força-tarefa

Os técnicos da Sesapi estão, esta semana, no território Vale dos Rios Piauí e Itaueira

30/11/2021 12:01

Dezenove municípios que integram o território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, na região Nordeste do Estado, recebem esta semana equipes técnicas que irão monitorar e discutir estratégias após as cidades apresentarem alta incidência de casos Covid-19

A força-tarefa foi montada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e é composta por equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Atenção Básica e FioCruz. Os técnicos da Sesapi estão reunidos com os gestores municipais de saúde para discutir a situação epidemiológica e o índice de cobertura vacinal dos municípios.

(Foto: Divulgação/Sesapi)

“O foco é verificar as dificuldades enfrentadas para controle da doença e a partir desses dados traçarem as estratégias para barrar a transmissibilidade da doença nas cidades com maior incidência de casos”, explica o secretário Florentino Neto.

De acordo com o gestor, o objetivo da Sesapi é apoiar as equipes municipais na aplicação de medidas de combate ao coronavírus e, assim, conter o avanço da doença na região. “Nossas equipes estão realizando o alinhamento das ações, prestando todo o apoio necessário para adoção de medidas sanitárias e de incentivo à vacinação”, destaca o secretário.

As reuniões realizadas pela força-tarefa acontecem, até esta quarta-feira (01), em Floriano e São José do Peixe. O secretário Florentino Neto destaca a importância do trabalho estratégico de orientação com o objetivo de ajudar o município a identificar e implementar ações eficazes contra o avanço do coronavírus. “ A nossa preocupação é que a alta de contágio e a resistência à vacinação são favoráveis ao aparecimento de novas variantes, como a Delta e Ômicron, por exemplo”, finaliza.

O Território Rural Vale dos Rios Piauí e Itaueira está localizado na região Nordeste e é composto por 19 municípios:

- Arraial;
- Brejo do Piauí;
- Canto do Buriti;
- Flores do Piauí;
- Floriano;
- Francisco Ayres;
- Itaueira;
- Nazaré do Piauí;
- Nova Santa Rita;
- Paes Landim;
- Pajeú do Piauí;
- Pavussu;
- Pedro Laurentino;
- Ribeira do Piauí;
- Rio Grande do Piauí;
- São José do Peixe;
- São Miguel do Fidalgo;
- Socorro do Piauí;
- Tamboril do Piauí.

Fonte: Com informações da Sesapi
Mais sobre: