Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

No mês mais quente do B-R-O-Bró, PI registra 82 queimadas por dia

Somente nas duas primeiras semanas de outubro, o Estado já está contabilizando 1.160 focos de incêndio em vegetação. PI é o segundo do país em queimadas.

14/10/2018 11:56

Considerado o mês mais quente do B-R-O-Bró, outubro já contabiliza números preocupantes no que diz respeito aos focos de incêndio e queimadas em vegetação no Piauí: somente nas duas primeiras semanas do mês, foram 1.160 ocorrências, uma média de 82 por dia, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No relatório deste domingo (14), o Piauí aparece como o segundo estado brasileiro em número de focos de incêndio em área verde do Brasil, ficando atrás somente do Pará, que em outubro, já teve 1.574 registros. No acumulado do ano, o Piauí figura em terceiro lugar em sexto lugar no país, com um total de 8.030 focos de incêndio em vegetação.

Em um comparativo da situação nos últimos cinco anos no Estado, os dados do Inpe mostram que o número de focos de queimada no Piauí aumentou 54% em relação ano passado, quando foram contabilizadas 5.231 ocorrências. Só nos últimos cinco dias, foram 15 situações de incêndio em área verde atendidas pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado.


Foto: Jailson Soares/O Dia

Mas, apesar de preocupante, a situação do Piauí ainda é considerada controlada, se comparada com a do Estado do Mato Grosso, por exemplo, que apresenta um cenário crítico, tendo registrado mais de 16 mil focos de incêndio em vegetação ao longo de 2018.

Além do Estado como um todo, uma região em especial tem chamado a atenção do Corpo de Bombeiros e do poder público no tocante à quantidade de queimadas este ano: é o município de Sebastião Leal, a 406 Km de Teresina. Nesta cidade, o sistema de monitoramento em tempo real do Inpe já contabilizou 59 pontos de fogo em vegetação só neste mês de outubro. O número já representa quase a metade do total de ocorrências registradas em agosto inteiro (126).

A frequência das queimadas no município o coloca entre as 10 cidade brasileiras com mais focos acumulados ao longo deste mês de outubro, ao lado de locais como Altamira, no Pará; e Cotegipe, da Bahia.


Foto: Jailson Soares/O Dia

O Corpo de Bombeiros do Piauí alerta para os riscos de incêndio, não só em áreas de vegetação, como também em áreas residenciais durante este período do ano. A corporação pede que as pessoas evitem jogar lixo em locais inapropriados, como terrenos baldios, por exemplo, e que evitem, também, fazer queima para limpar área de plantio.

“A tendência é que estes números aumentem a cada ano, porque há também uma tendência do aumento gradual da temperatura com o passar do tempo. Então o que podemos fazer é ter a consciências de que uma simples fagulha, com a baixa umidade e a vegetação seca, por assumir proporções incontroláveis”, avalia a major Nájra Nunes, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Piauí. 

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: