Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauiense é acusado de aplicar golpe em cervejeiros na Região Norte

Denunciado por calotes em Teresina, o empresário dono da produtora de eventos tem uma nova empresa registrada sob seu nome que está sendo alvo de novas denúncias de empresários

01/07/2020 09:15

Cervejeiros e distribuidores de cervejas artesanais de Estados da Região Norte e Região Sudeste do Brasil procuraram o Portalodia.com para denunciar que estariam sendo vítimas de um golpe aplicado por uma empresa supostamente ligada à produtora teresinense Jamile Micaele Santos Soares, 26 anos. Jamile, cujo nome social é Luccas Souto, era o responsável pela produtora de shows Navelouca Produções, que deixou de atuar em Teresina há cerca de dois anos. Entre os anos de 2017 e 2018, a empresa foi alvo de denúncias de consumidores teresinenses por ter lesado seus clientes com o anúncio e venda de ingressos de eventos culturais cancelados sem explicação e sem o posterior reembolso.

Leia também: Produtor é alvo de denúncias por suposto calote em venda de ingressos 

Entenda

O CNPJ da Navelouca Produções, cuja pessoa física responsável era Jamile Micaele Santos Soares, foi baixado, ou seja, a empresa foi dada como inativa junto à Receita Federal Brasileira, em maio de 2018. No entanto, no mesmo dia em que a produtora teresinense deixou de existir, uma outra empresa, desta vez chamada Selo Trampo, foi registrada junto à Receita Federal também com o nome da pessoa física de Jamile Micaele Santos Soares.

Esta Selo Trampo Produções, segundo a denúncia recebida pelo Portalodia.com, seria a responsável pela empresa que teria lesado os cervejeiros com contratos de compras não honrados. Trata-se de uma firma de design digital chamada Cabruera Design e os contratos firmados com ela foram feitos por meio de um representante legal que se identificou como Luccas Souto, segundo os denunciantes.

Em conversa com o Portalodia.com, o representante de uma cervejaria na região Norte brasileira, que preferiu permanecer anônimo, relatou que a empresa onde trabalha e mais um grupo de empresários do Rio de Janeiro fechou contrato de compra de selos e embalagens de cervejas artesanais com esta empresa de design digital, a Cabruera Design. A empresa divulga seus trabalhos em um perfil no Instagram sob a descrição “Artes para sua cerveja. Branding e Design para sua cervejaria. Desenvolvimento especializado em rótulos para cervejas artesanais”.

Segundo relatou a fonte, a Cabruera Design não entregou as mercadorias compradas mesmo após o pagamento ter sido efetuado pelos cervejeiros. O responsável pela Cabruera, com o qual eles trataram das compras, também não se manifestou mais em nenhuma rede social, nem no grupo que eles mantêm em aplicativos de mensagens para divulgar seus trabalhos. Foi por lá que a Cabruera Design ofereceu seus serviços aos empresários.

O boleto de cobrança gerado aos empresários para pagamentos pelos serviços da Cabruera Design tem como beneficiário a empresa Selo Trampo, cuja razão social está registrada no nome de Jamile Soares. O documento, obtido com exclusividade pelo Portalodia.com, mostra que uma das cervejarias desembolsou R$ 1.075,00 na compra de growlers pets com alça e tampa (embalagens plásticas – pet – para cerveja). O valor foi pago no começo de junho, mas até este momento, a mercadoria não foi entregue e os representantes da empresa não deram mais retorno.

Há ainda relatos de empresários que pagaram a Cabruera Design pelas embalagens encomendadas por meio de transferência bancária a uma conta cujo titular é Jamile Micaele Santos Soares. No entanto, assim como no caso da cobrança por boleto, os produtos comprados não foram entregues.

Representante não localizado

Os prints obtidos também com exclusividade pelo Portalodia.com mostram que os empresários mais de uma vez marcaram o usuário @lucascabruera em suas mensagens pedindo informações sobre os pedidos, mas não obtiveram resposta. Na própria rede social da Cabruera Design, a página fechou para comentários todos os posts feitos até o dia 19 de maio, quando a última postagem na página foi feita. Até mesmo os comentários publicados anteriormente pelos seguidores não estão mais disponíveis para visualização.

O número de contato de Whatsapp que ficava na bio (descrição) da página da empresa no Instagram também foi retirado. E há relatos entre os cervejeiros de que a empresa estaria divulgando trabalhos em suas redes como sendo aqueles encomendados por suas cervejarias, mas que nunca foram entregues.

“Vendo no Instagram deles, parecia uma empresa séria, com vários trabalhos de qualidade expostos. Fechei um pedido pequeno de mil garrafas para testar o fornecedor. Após o pagamento, a empresa falou que estaria mandando a arte digital do produto que foi finalizado para aprovação e confecção. Até o presente momento, não recebi, sendo que a compra foi realizada no dia 08 de junho e me informaram que na mesma semana iriam estar mandando a arte. Então nessas últimas semanas no grupo de fornecedores e produtores de cerveja, apareceram vários relatos de pessoas que fizeram negócio com essa Cabruera e não receberam seus pedidos. Há pedidos de três meses que não dão satisfação aos clientes”, diz o denunciante.

Ele conta que assim que suspeitou que se tratava de um golpe, fez um Boletim de Ocorrência e entrou em contato com a empresa que gerou os boletos e cobranças da Cabruera Design, através da qual foi feito o pagamento. A empresa informou por e-mail ao comprador que já havia transferido o valor para a empresa de design e que não seria mais possível estornar o pagamento.

O Portalodia.com teve acesso ao Boletim de Ocorrência registrado junto à Polícia Civil. A empresa denunciou Jamile Micaele Santos Soares/Luccas Souto por crime de estelionato. O BO foi lavrado no dia 16 de junho de 2020 e tem como denunciado “uma empresa denominada CABRUERA DESIGN, razão social Jamile Micaele Santos Soares, nome fantasia SELO TRAMPO, representado por Luccas e Jamile, se dizendo empresa especializada em produção de rótulos de cervejas e fornecimento de garrafas pet personalizadas”.

No relato, o denunciante afirma: “Na data de 08/06/2020, após tirar dúvidas, realizei compra com a empresa de 1.000 garrafas pets personalizadas. No início do contato sempre foram atenciosos e respondiam rápido. Após compensação do boleto informou que estaria realizando o MOKUP [design digital] da arte da garrafa para iniciar a produção para despachar o pedido. Porém, nos últimos dias não me passam posição do pedido e não me respondem. Através do instagram nos últimos dias, verifiquei que havia pessoas postando reclamações na página deles, falando de atraso de mais de 3 meses e sem contato com empresa”.

Ao mesmo tempo em que fez o BO, o representante da cervejaria buscou na internet pela razão social da empresa Selo Trampo, cujo nome consta no boleto de cobrança da Cabruera Design, e encontrou a produtora como sendo registrada sob o nome de Jamile Micaele Santos Soares, que era responsável também pela Navelouca Produções aqui de Teresina. O Portalodia.com confirmou a veracidade do documento de registro da empresa junto à Receita Federal. A Selo Trampo tem sede em Salvador-BA, é um MEI (Micro Empreendedor Individual) e está ativa desde 09 de maio de 2018.

Dia 09 de maio de 2018 é também a data em que a Navelouca Produções teve sua baixa no sistema da Receita Federal confirmada. O número de contato das duas empresas é o mesmo e possui DDD de Teresina. O Portalodia.com tentou contato através do telefone constante nos registros da Receita Federal, mas nenhum Luccas ou Jamile foi encontrado. Nas redes sociais, a reportagem não encontrou nenhum perfil que correspondesse à pessoa.

O Portalodia.com tentou contato com a Cabruera Design através do e-mail informado no boleto de cobrança aos cervejeiros, mas até o presente momento, não recebeu nenhuma resposta. A reportagem também tentou contatar a Selo Trampo por meio do endereço de e-mail informado em seu cadastro na Receita Federal, mas também não houve retorno.

O Portalodia.com buscou ainda tentar falar com algum representante da Cabruera Design através do número de Whatsapp até então disponibilizado na página da empresa no Instagram. Foram feitas ligações e tentativas de chamada em mensagem pelo aplicativo, mas em nenhum dos casos, houve retorno.

Navelouca Produções e Tropicália Invisível: histórico de queixas em Teresina

Em novembro de 2017, o Portalodia.com foi procurado por teresinenses denunciando as produtoras de eventos Navelouca Produções e Tropicália Invisível por um suposto calote aplicado na compra de ingressos para shows que aconteceriam na capital nos meses de setembro e outubro daquele ano. Segundo as denúncias, o produtor Luccas Souto, responsável pelas produtoras, estaria divulgando os shows através das redes sociais e, após a venda dos ingressos, os eventos estariam sendo cancelados sem que os valores fossem ressarcidos aos compradores.

Uma das consumidoras lesadas, a psicóloga Cleópatra Loiola, contou na época que chegou a procurar Luccas Souto por mensagem e que, após a demora na resposta, ele “fugiu da responsabilidade e disse que a equipe estava buscando resolver”. O show para o qual ela comprou o ingresso no valor de R$ 80,00 seria realizado pela produtora Tropicália Invisível, cujo responsável também era Luccas Souto.

O produtor chegou a se pronunciar nas redes sociais, disse que houve falha de comunicação e que “muitas pessoas chegaram até mim de forma muito agressiva”. À época, o Luccas Souto descartou inclusive a possibilidade de produzir novos shows em Teresina, uma vez que sua primeira produtora, a Navelouca Produções, também teve problemas com o cancelamento de eventos de duas bandas nacionais. “Eu não quero mais prosseguir com isso, está dando muito problema. Na Navelouca, nós realizamos vários shows, mas alguns foram cancelados e agora teve isso também”, declarou em entrevista ao Portalodia.com em 2017.

Nave Louca Produções Artísticas LTDA: nome similares, mas personalidade juridica distinta

À época que a Navelouca Produções, empresa cujo titular era Jamile Micaele Santos Soares, nome civil Luccas Souto, atuava em Teresina, uma outra empresa com o nome similar também fui fundada na capital. Trata-se da Nave Louca Produções LTDA. É importante e pertinente esclarecer que a Nave Louca Produções Artísticas LTDA não tem qualquer relação com a Navelouca Produções alvo da denúncia constante na reportagem. A Nave Louca Produções Artísticas LTDA está inscrita sob o CNPJ 17.907.135/0001-38 e tem personalidade distinta da empresa envolvida no imbróglio com os cervejeiros da Região Norte do país.

Por meio de nota, o responsável pela Nave Louca Produções Artísticas LTDA explicou que sua empresa foi fundada em março de 2013 junto à Receita Federal e reiterou que, apesar do momento de crise pelo qual passa o país, segue honrando os compromissos firmados. "Não temos nenhuma ligação e sequer conhecemos os envolvidos na matéria citada, refutando com veemência a suposta postura praticada pelos envolvidos", diz a nota encaminhada à reportagem do Portalodia.com.

Confira a nota na íntegra:

Em nome da Nave Louca Produções Artísticas LTDA, informamos que em virtude da similaridade dos nomes, nossa empresa tem personalidade jurídica distinta da empresa envolvida na matéria veiculada no referido portal, ao tempo em que informamos que nossa fundação se deu em 03/2013 junto à Receita Federal do Brasil, inscrita no CNPJ 17.907.135/0001-38, o que mostra tratar-se de uma empresa diferente da citada na matéria em questão.

Informamos também que, mesmo diante das dificuldades impostas pela crise econômica que assola o país, sobretudo ao setor do entretenimento, seguimos sob duras penas honrando os compromissos firmados por nossa empresa.

Portanto, não temos nenhuma ligação e sequer conhecemos os envolvidos na matéria citada, refutando com veemência a suposta postura praticada pelos envolvidos.


Agradecemos a este respeitado grupo O Dia de comunicação ao espaço cedido

Giorgi Telmo Leal Mesquita
Sócio Administrador

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: