Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Na Escócia, Wellington Dias irá defender incentivo financeiro para plantio de mudas

O projeto Pro Verde quer plantar um total de 45 milhões de novas árvores nos nove estados da região.

03/11/2021 14:49

O governador do Piauí, Wellington Dias, embarca para Glasgow, na Escócia - onde é realizado 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) - no próximo sábado (06). Presidente do Consórcio Nordeste, Dias vai apresentar um projeto que pretende plantar um total de 45 milhões de novas árvores nos nove estados da região. 


Leia tambémViagem de Wellington Dias é Escócia é autorizada pela Alepi 


O PRO Verde, como foi batizado o programa, tem como objetivo reduzir os efeitos das mudanças climáticas no Nordeste com o reflorestamento e usar mão de obra remunerada da população nativa.  O início do plantio das mudas está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. 

“Vamos pagar para famílias de baixa renda fazerem a produção de mudas de plantas nativas de cada bioma e frutíferas, para agro florestas, gerando renda na produção e cultivo de árvores e ainda com perspectiva de renda e produção de frutas típicas destes biomas”, disse Wellington. 

Foto: Assis Fernandes / O Dia 

De acordo com o chefe do Executivo piauiense, o Piauí apresentará o compromisso de produzir cinco milhões de novas árvores em cinco anos. O PRO Verde possui captação de recursos previsto na ordem de US$ 8 milhões, sendo US$ 8 por árvore. 

Wellington explicou que a os recursos serão oriundo de continuações de pessoas físicas, jurídicas, fundos e governos do Brasil e do mundo que garantirão receita para Fundo Estadual do Meio Ambiente. Com cerca de 2/3 da área territorial do Piauí com reserva natural, o estado quer uma compensação por parte de quem emite CO2. 

“Temos pouco tempo para garantir condições de vida no planeta, ou mais 5 graus de elevação média da temperatura e a vida humana já não resistirá. Para nós piauienses, o risco também é maior, se seguir aumentando a temperatura. Se já chegamos a 45 graus ou mais em alguns municípios, imagine com mais 5 graus”, disse Wellington Dias.

Fonte: Com informações do Governo do Estado
Mais sobre: