Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moscas atingem safra de feijão e causam prejuízos no sul do Piauí

Existem pelos menos duas hipóteses para os ataques dos insetos a essa cultura

08/05/2023 às 16h06

27/09/2023 às 12h16

Um ataque de moscas destruiu quase toda a plantação do Feijão Caupi nos municípios de Pio IX e Ipiranga, no Sul do Piauí. A praga já havia sido identificada em anos anteriores, mas com uma intensidade muito menor que a registrada pelos produtores neste ano.

De acordo com o coordenador de Defesa Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), Paulo Segundo, as moscas danificam o feijão e impedem o desenvolvimento dos grãos. “Em todas as áreas visitadas foram observados nas vagens danos aos grãos em formação, presença de larvas de insetos, pupas e de moscas realizando postura de ovo. Pela atividade da praga, a maior parte dos grãos de feijão não se desenvolve ou fica muito danificado”, disse.

Amostras coletadas por técnicos da Adapi para análise  - (Foto: Reprodução ) Foto: Reprodução
Amostras coletadas por técnicos da Adapi para análise

O gerente de Defesa Vegetal da Adapi, Ozael Valério, explicou que existem pelos menos duas hipóteses para os ataques dos insetos a essa cultura. Uma das linhas de investigação dos técnicos é que as moscas já existiam na região Sul do estado, mas que por conta de uma mudança climática atacaram as plantações.

“Como se trata de uma praga que não se tem registro atacando o feijão Caupi, primeiramente trabalhamos com a hipótese de ser um inseto já presente na região e que, por alguma situação climática ou ambiental, foi beneficiado se multiplicando e chegando a atacar uma cultura que normalmente não ataca e, uma segunda hipótese, trata-se de um inseto exótico”, disse Ozael Valério.

Amostras do feijão recolhidas pelos fiscais da Adapi foram encaminhadas para à EMBRAPA Meio Norte e outra ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Em todos os cultivos visitados os técnicos foram encontrados sintomas da praga. 

Mais sobre: