Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí perde o talento do mestre Portelada

Atualizada - O artista morreu na manhã desta quinta-feira (17) em sua própria residência. Portelada era uma das principais figuras da cultura do Estado.

17/01/2019 11:55

Ele continua a ser uma referência no campo das artes plásticas, porque seu trabalho permanece: na manhã desta quinta-feira (17), mestre Portelada, aos 78 anos, faleceu, deixando uma enorme lacuna no cenário das artes. Reconhecido em várias partes do mundo, o artista elegeu as manifestações populares nordestinas como o motivo maior de pintar, por todos esses anos.

Portelada foi internado mês passado, mas já estava em sua residência após ter melhora no quadro clínico. Hoje pela manhã, ele teve um infarto fulminante.  O artista assinou várias exposições no Brasil e no exterior. É um dos nomes de destaque na arte cubista brasileira. Os quadros de Portelada trazem cores vibrantes e uso de formas sob técnica elaborada.

Autêntico ícone na expressão artística do imaginário popular popular, o mestre - assim chamado pelo talento singular - sempre buscou a simplicidade, a leveza e a alegria que permeiam as danças e tradições nordestinas, os tipos populares mais significativo da cultura do sertão.

Para o escritor e professor  Cineas Santos, Portelada era um decano das artes plásticas do Piauí com estilo inconfundível, misturando o cubismo com figuratismo bem nordestino. 

"Trabalhou temas ligados ao folclore, trabalho, laser. É um artista que trazia com muita competência a realidade do Piauí. Uma perda irreparável", disse Cineas Santos. Ele argumenta ainda que o artista, praticamente, registrou todas as paisagens físicas e humanas do Piauí.  "Trabalhou temas ligados ao folclore, trabalho, laser. É uma perda irreparável", ressalta.

Mestre Portelada, nome artístico de Devaldino da Silva Portelada, era um dos integrantes da União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPP) e um dos incentivadores da organização. Para a presidente da instituição,  Reisinha Barbosa, o artista fará uma grande falta às artes piauienses: "Ele morreu repente, ele estava em casa e quando a esposa o viu, já estava morto. Ela estava sozinha”, conta.

Resinha esclarece que o Mestre sofria com diabetes, o que teria gerado uma série de complicações relacionadas à doença. “Ele estava doente. Teve uns problemas na perna, mas ele estava ficando bem”, explica. 

“Ele estava internado, teve alta hospitalar ontem (quarta-feira) e morreu hoje (quinta-feira), infelizmente”, lamenta a presidente da UAPP.  Para a maioria dos artistas, Portelada destacava-se pela obra monumental que imortaliza os costumes nordestinos, a paisagem piauiense.



17/01/2019 11:55h - Atualizado em 17/01/2019 12:58h

Morre Mestre Portelada, expoente das artes plásticas no Piauí

Mestre Portelada, nome artístico de Devaldino da Silva Portelada, morreu na manhã desta quinta-feira (17) em sua residência no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. O homem é um dos artistas plásticos mais renomados do Estado e abrilhantou dezenas de exposições com seus quadros de referências locais que evidenciavam a herança regional. 

Foto: Divulgação

A morte do artista plástico foi confirmada pela presidente da União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPP), Reisinha Barbosa. De acordo com ela, Portelada morreu em casa, na companhia da esposa. “Foi de repente, ele estava em casa e quando a esposa o viu, já estava morto. Ela estava sozinha”, conta.

Resinha esclarece que o Mestre sofria com diabetes, o que teria gerado uma série de complicações relacionadas à doença. “Ele estava doente. Teve uns problemas na perna, mas ele estava ficando bem”, explica. 

“Ele estava internado, teve alta hospitalar ontem e morreu hoje, infelizmente”, lamenta a presidente da UAPP. A causa da morte de Mestre Portelada ainda não foi divulgada pela família e amigos. O velório ocorre na tarde desta quinta-feira na funerária Pax União, centro-sul de Teresina. 



Edição: Viviane Menegazzo
Por: Lucas Albano
Mais sobre: