Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores da Vila da Paz denunciam falta de acessibilidade nas ruas

A comunidade relata ainda a falta de calçamentos, áreas de lazer e limpeza nas ruas do bairro.

07/01/2021 12:12

Moradores da Vila da Paz, na Zona Sul de Teresina, procuraram o PortalODia.com para denunciar a situação da rua Palestina. Segundo Maria do Remédio Lima, que mora há 32 anos na região, a situação no local é critica, pois não há saneamento básico e calçamento na rua. Além disto, constantemente os populares se deparam com o aparecimento de bichos peçonhentos, como cobras.

Moradores da Vila da Paz denunciam falta de acessibilidade no bairro. Foto: Arquivo Pessoal 

"Aqui é um morro, não pode descer um idoso que cai, as crianças não têm espaço para brincar, é cheio de mato, muriçoca, mosquito e até cobras", explica Maria Lima.

Os moradores relatam ainda que a falta de acessibilidade é um grande problema na região. Quando algum morador adoece é preciso descer com a pessoa nos braços, pois o carro do SAMU não consegue subir na rua e acessar as casas que ficam no alto do morro.

"Quando adoece uma pessoa a gente tem que subir com ela na cadeira. A minha vizinha, por exemplo, tem diabetes e quando ela fica doente levam ela nos braços. Aqui não desce um cadeirante, um carro. A gente só pede que façam o nosso calçamento, não precisa de muita coisa", diz Ana Cristina, que mora na rua Palestina há mais de 20 anos.


Outro lado 

A equipe do PortalODia.com  procurou a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU/SUL) para saber o posicionamento do órgão com relação à região da Vila da Paz e a situação das famílias que pedem por calçamentos e acessibilidade nas ruas.

De acordo com o Superintendente Alípio Paivana Vila da Paz está sendo realizado trabalhos com duas frentes, onde a primeira etapa está praticamente concluída.

"Primeiro é a construção do canal e posteriormente a urbanização com quadra de esporte e área de lazer. Na segunda etapa, estamos concluindo, porquê detectamos um empecilho, que são três casas que precisam ser desapropriadas. Em relação ao calçamento no bairro, nós estamos fazendo visitas sobre reparos e os que por ventura precisam ser feitos. Neste segundo estágio nós iremos informar quais calçamentos que serão iniciados e quais serão recuperados", esclarece o presidente.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: