Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores da Grande Santa Maria denunciam má qualidade da água

Durante anos região sofreu com constantes interrupções no fornecimento d'água. Agora, embora suspensões sejam menos frequentes, água sai barrenta em muitas residências.

13/04/2017 10:07

Moradores da região da Grande Santa Maria da Codipi, na zona norte da capital, denunciam a má qualidade da água fornecida pela Agespisa.

Além das constantes suspensões no abastecimento, os moradores dos bairros localizados na região denunciam que é muito comum a água sair muito barrenta da torneira, sendo inapropriada para o consumo humano e para os demais usos.

"A água vem barrenta, suja, e fica muito difícil pra gente consumir. Em muitas casas a água precisa ser fervida pra poder ser consumida. E como a gente paga pela água todos os meses, a gente precisa ter qualidade. Nós temos filtros em nossas casas mas mesmo assim não nos sentimos seguros para consumir essa água, por ela ser barrenta demais. Tanto que as velas do filtro ficam muito sujos", relata Juliete Rodrigues, moradora da Rua Francisco Nunes da Rocha.

Ela explica que, após interrupções no abastecimento, quando a água volta a ser fornecida em geral ela vem bastante escura e aos poucos vai ficando menos turva. "Logo no início ela fica bem escura, aí depois fica marrom e depois fica branca, como se tivesse um pó branco nela, e depois que vai melhorando", acrescenta Juliete.

Ela acrescenta que o problema acontece em praticamente todas as casas da sua rua e em várias outras vias da região, mas nem todas as residências da Grande Santa Maria são afetadas.

Outra moradora, Maria de Lourdes Pereira, diz que sua maior preocupação é com a saúde das crianças, que têm o sistema imunológico menos fortalecido que os adultos. Além disso, ela reclama do gasto elevado com o gás de cozinha, por conta da necessidade

"Até pra lavar roupa está difícil, por isso nós estamos fazendo esse apelo para ver se a Agespisa ou alguma autoridade toma uma providência. A minha vizinhança toda está recebendo água desse jeito. Algumas pessoas já estão comprando água mineral, mas muitas pessoas não têm condição de comprar. Até porque a gente paga a conta todos os meses e por isso temos o direito de receber uma água limpa", afirma Maria de Lourdes.

A reportagem tentou contato com a Agespisa por meio de sua assessoria de imprensa, mas as ligações não foram atendidas.

Por: Cícero Portela e Karoll Oliveira
Mais sobre: