Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mobilização contra zika abrange 665 escolas estaduais do Piauí

Lançamento da campanha aconteceu ontem com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera.

20/02/2016 08:00

O Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, zona Sul de Teresina, recebeu ontem (19) o lançamento do Plano Nacional de Combate à Microcefalia. O Dia Nacional de Mobilização da Educação  contra o Zika - Dia Z - contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera; do governador do Estado, Wellington Dias; da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias; além dos estudantes e professores do colégio. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação para os alunos de mais de 200 municípios do Piauí.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia

Cartazes e panfletos são distribuídos na escola e comunidade

Segundo a secretária de Educação, Rejane Dias, a campanha se estende a mais de 665 escolas da rede estadual. “O objetivo é falar sobre as formas de eliminação dos criadouros, da importância do manejo do lixo e da limpeza. Queremos que a informação que é passada aos nossos alunos seja disseminada nas casas e entre as famílias nos bairros. Essa é uma junção de esforços da comunidade escolar com toda a sociedade, orientadas pelas ações do Governo”, explica.

Por sua vez, o ministro Celso Pansera, em conversa com os estudantes, desenvolveu um diálogo sobre a necessidade de mobilização contra o Aedes aegypti e suas consequências. Segundo ele, no Brasil, são mais de 60 mi lhões de pessoas atuando no setor educacional. “Estamos mobilizando toda a rede nacional de Educação. Quando falamos de estudantes, profissionais, corpo docente e discente falamos de mais de 60 milhões de brasileiros. É um momento importante de combate ao mosquito, que precisa envolver 100% da população”, pondera.


Estudante ressalta que cemti João Henrique de almeida desenvolve ações de combate desde 2014

O ministro ressaltou que acredita na vitória sobre o mosquito quando o envolvimento de todos for 100%. “O Governo irá anunciar, nas próximas semanas, um pacote na área de ciência e tecnologia. Temos bons caminhos para a pesquisa da dengue com indícios de vacina com 90% de eficiência para os próximos anos. Estamos montando as redes de pesquisa para estudar e conhecer como a zika entra no corpo humano e quais as causas disso. Mas por enquanto, é urgente combater o vetor, que é o mosquito. Mais de dois terços dos focos do Aedes estão em ambientes particulares, dentro das residências e quintais. Nós precisamos que 100% da população se engajem e incorporem à luta”, reitera o ministro. 

Por: Pedro Vitor Melo - Jornal O Dia
Mais sobre: