Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Milhares de católicos participam do 'Teresina Ressuscita com Cristo'

Evento, que já virou tradição entre os católicos da capital piauiense, chega à sua 5ª edição.

21/04/2019 17:49

Milhares de pessoas participam, neste domingo, da 5ª edição da procissão "Teresina Ressuscita com Cristo", que já virou tradição no calendário da igreja católica na capital piauiense.

Este ano a igreja escolhida para ser a madrinha do evento foi a Paróquia Cristo Libertador, localizada no Bairro Renascença II, zona Sudeste de Teresina.

Procissão ocorreu no final da tarde deste domingo de Páscoa (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

"A Páscoa é a maior festa que nós temos no catolicismo. Durante os 40 dias da Quaresma nós vivenciamos toda uma preparação para a Semana Santa, que é quando Jesus entra em Jerusalém e dá sua vida por nós. Temos o Tríduo Pascal - que é a quinta, a sexta e o sábado -, preparando para o grande dia, que é o domingo de Páscoa, quando acontece a ressurreição do Senhor. Se Cristo ressuscitou, nós também vamos ressuscitar [...] Se Cristo ressuscitou, nós temos motivos de sobra para louvar. agradecer e bendizer a Deus. É isso o que está acontecendo hoje. Essa chuva de bençãos. O povo vem, de todos os lugares, nas suas caravanas, e na missa, na Ponte Estaiada, nós vamos coroar todo esse tempo de preparação, com a ressurreição do Senhor", afirmou o padre Paulo Fernandes, da Paróquia Cristo Libertador, ressaltando que sua igreja e seus paroquianos evoluíram bastante, graças à participação na organização do evento. 

Após a procissão de 7 km - entre o Parque Potycabana e o Complexo da Ponte Estaiada -, os católicos participam de uma missa, cuja celebração é presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho.

Evento chegou à sua quinta edição este ano (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

De acordo com a Arquidiocese de Teresina, o evento "Teresina Ressuscita com Cristo" tem o objetivo de incentivar cada vez mais o espírito do Cristo Ressuscitado no coração dos fiéis. 

“Trata-se de um momento festivo, alegre e celebrativo da Ressurreição de Jesus. Preparamos tudo com muito amor, tudo nos mínimos detalhes: desde a acolhida do público no Parque Potycabana, com cânticos e louvores, até saída da procissão e a chegada no estacionamento da ponte Estaiada, culminando com a Santa Missa da Ressurreição do Senhor”, explica Marineide Santana, coordenadora-geral do evento.

 

Após a procissão, milhares de católicos acompanharam a missa celebrada no Complexo Ponte Estaiada (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

A celebração da missa foi presidida por Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho (Foto: Ascom Arquidiocese de Teresina)

Por: Cícero Portela
Mais sobre: