Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Meteorologista alerta para novos temporais no Norte do Piauí

A previsão é de que nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26, o tempo continue instável e há probabilidade de chuvas fortes em grande parte dos municípios do Norte do Estado.

25/03/2019 17:13

Em entrevista exclusiva ao O DIA na tarde desta segunda-feira (25), a meteorologista Sônia Feitosa alertou para a previsão de novos temporais no Norte do Piauí, incluindo Teresina. Segundo a meteorologista, a previsão é de que nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26, o tempo continue instável e há probabilidade de chuvas fortes em grande parte dos municípios do Norte do Estado.

Até o momento, março vem se consolidando como o mês mais chuvoso do ano, com precipitações acima da média esperada. Em Teresina, por exemplo, a média prevista para março era de 301 milímetros de chuva, no entanto, faltando ainda seis dias para o fim do mês, já foram registrados 350 milímetros na capital. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.

Meteorologista alerta para novos temporais no Norte do Piauí. (Foto: Jailson Soares/O Dia)

Em Parnaíba, litoral do Piauí, a média de chuvas também está acima do esperado para o mês de março. Na última quinta-feira (21), o município teve metade do volume de chuvas registrado durante todo o mês, com 266 milímetros em apenas 24 horas. O volume de água assustou a população e deixou em alerta as autoridades municipais, levando a Prefeitura Municipal a decretar estado de emergência na sexta-feira (22).

Prefeitura de Parnaíba decretou estado de emergência. (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a ocorrência de chuvas no Piauí nos últimos dias foram ocasionadas por dois fenômenos climáticos. “A Zona de Convergência Intertropical fica perto da Linha do Equador e está bastante ativa, contribuindo para as chuvas no Norte do Piauí, mas também levando um pouco dessas chuvas para o Sul. Já no Sul se formou uma Zona de Convergência de Umidade, que é uma faixa de umidade com muitas nuvens de chuva”, explica.

Sobre o semiárido piauiense, Sônia Feitosa esclarece que as previsões não são boas. Apesar do registro de chuvas nos municípios da região nos últimos dias, o período chuvoso deve ficar abaixo da média. “A previsão aponta que não vai ser bom porque uma única chuva não acaba com o quadro de seca, apenas devasta. No semiárido as chuvas ainda serão abaixo da média”, alerta.

CPTEC

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, há um alerta de atenção para os municípios da faixa Sul do Piauí, a partir de Floriano até o município de Barreiras. De acordo com o alerta, nessa segunda-feira (25) ocorrerão pancadas de chuva localmente forte e isoladas com raios e chance para acumulados expressivos na região. 

Em Teresina, a previsão para esta terça-feira é de temperaturas variando entre 22º C e 31º, com probabilidade de chuva em 80%. Já em Parnaíba, a temperatura mínima de ficar em 23º C e máxima em 31º C, também com 80% de probabilidade de chuvas.


Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: